Esportes

Estudante integra Seleção Brasileira de Wrestling em Mundial Escolar na Sérvia

Por Camylle Vitória/Ascom Seduc 03/04/2025 10h32 - Atualizado em 03/04/2025 17h29
Estudante integra Seleção Brasileira de Wrestling em Mundial Escolar na Sérvia
Esthefany será a única alagoana na Seleção Brasileira de Wrestling - Foto: Assessoria

A jovem atleta de wrestling (luta profissional conhecida também como luta livre) Esthefany Letícia de Assis da Silva, estudante da Escola Estadual Teotônio Vilela, de Maceió, representará Alagoas e a Rede Estadual de Ensino no campeonato mundial ISF U15 Gymnasiade 2025, maior evento de desporto escolar do mundo que será realizado na cidade de Zlatibor, na Sérvia, entre os dias 4 e 14 de abril.

A alagoana embarcou na quarta-feira (2) para São Paulo, onde se juntará à Seleção Brasileira de Wrestling que competirá no evento.

O Campeonato ISF U15 Gymnasiade 2025 é um evento que promove o esporte e a educação física entre os jovens, além de fornecer uma oportunidade para os atletas escolares de todo o mundo competirem e se conectarem.


Uma trilha de sucesso

Em uma jornada marcada por desafios e conquistas, Esthephany, que treina desde os 11 anos - e atualmente tem 14 -, iniciou sua trajetória no judô, mas encontrou seu caminho no Wrestling graças ao professor Roberto Amorim, que percebeu seu talento para o esporte. Após três medalhas de ouro em três campeonatos diferentes em 2024 – Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) e Campeonato Alagoano -, a estudante se classificou para seu primeiro mundial fora do país – em seu primeiro Gymanasiade, disputado no Rio de Janeiro em 2023, Esthefany foi bronze. A participação no campeonato é resultado de muito treino e dedicação.

Apesar do nervosismo por ser sua primeira vez fora do país, Esthephany expressou sua determinação em representar bem seu estado e o Brasil. A experiência no Jebs foi fundamental para prepará-la para competições internacionais, proporcionando aprendizado e novas amizades.


“Estou muito feliz em representar o Brasil no campeonato mundial. Todo o esforço e dedicação valeram a pena para chegar até aqui. Darei o meu melhor para orgulhar nosso estado", garante a jovem.

O treinador de Esthephany, Roberto Amorim, destacou a importância do trabalho realizado no CT de treinamento na Escola Vitorino da Rocha, onde a atleta treina desde 2022. O acompanhamento da federação e o apoio da equipe multidisciplinar são essenciais para o desenvolvimento da aluna como atleta e como pessoa.

“Ficamos felizes que todo o esforço dela tenha tido resultado. Ela já conta com um currículo excelente, muito pelo apoio da Secretaria de Educação do Estado e todo o incentivo ao esporte, e tenho certeza que ela irá muito mais longe”, estima Roberto.

O diretor-geral da Escola Estadual Teotônio Vilela, Emerson Paes, também fala com orgulho da conquista de Esthefany. “Ter uma estudante nossa representando não só Alagoas e o Brasil, mas a nossa comunidade escolar, é algo fantástico. O seu exemplo e as suas conquistas são um estímulo para os demais estudantes se interessarem ainda mais pela prática esportiva e pelas atividades escolares como um todo”, avaliou o gestor.

Sobre o campeonato

O Campeonato ISF U15 Gymnasiade 2025 será realizado em Zlatibor, Sérvia, de 4 a 14 de abril de 2025. Esse evento reunirá cerca de 25 esportes, incluindo 4 esportes paraolímpicos, e contará com a participação de milhares de atletas escolares de todo o mundo.

O Campeonato ISF U15 Gymnasiade 2025 terá diversas modalidades esportivas, incluindo:

- Ginástica Artística: com competições individuais e por equipes, para meninos e meninas.

- Natação: com provas de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e revezamentos 4x100m.

- Esgrima: com competições de espada, florete e sabre, para meninos e meninas.

- Badminton: com competições individuais e por equipes, para meninos e meninas.

- Tênis de Mesa: com competições individuais e por equipes, para meninos e meninas.

- Boxe: com competições em diferentes categorias de peso, para meninos e meninas.

- Karatê: com competições de kata e kumite, para meninos e meninas.

- Atletismo Paraolímpico: com provas de 100m, 400m, 1500m, salto em distância e lançamento de disco, para meninos e meninas.