Esportes

O poder da mulher e a força do esporte

Secretária Lydia Pollyana faz balanço positivo do primeiro ano de gestão e projeta mais desafios durante temporada 2025

Por Júnior de Melo - editor de Esportes / Tribuna Independente 24/12/2024 10h02 - Atualizado em 24/12/2024 10h11
O poder da mulher e a força do esporte
Lydia Pollyana assumiu a Selaj em novembro do ano passado e fez uma grande gestão até o momento - Foto: Divulgação

O esporte alagoano teve um ano repleto de conquistas. Ao fim de 2024, a gestora da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), a professora Lydia Pollyana, conversou com a Tribuna Independente, sobre os desafios da pasta e como esse segmento pode mudar a vida das pessoas.

Pollyana é formada em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), possui pós-graduação em Educação Física e Cultura e em Deficiência Auditiva e Intelectual, pelo Instituto Brasileiro de Ensino Superior de Alagoas. Na Selaj, iniciou a sua trajetória como Coordenadora Pedagógica do Programa Na Base do Esporte (2022), e como superintendente foi responsável pelos principais projetos organizados pela Secretaria. Assumiu o comando em novembro de 2023.

“Posso dizer que esse primeiro ano, trabalhamos para cumprir com planejamento estratégico da Selaj, mantendo projetos e ações que já tínhamos, foi um ano de muito trabalho, mas acima de tudo de melhor entendimento da relação Selaj e as entidades esportivas. Procurei me aproximar das entidades, dos atletas e de dentro da nossa realidade e os recursos disponíveis, fomentar ainda mais o esporte alagoano. Para 2025 espero consolidar ainda mais as parcerias que iniciamos neste ano”, disse a secretária.

Nomear e apontar os destaques desta temporada não foi uma tarefa fácil para Pollyana, que viu muitos talentos surgirem e verdadeiras mudanças de vida.

“Tivemos um ano com grandes destaques na realização dos nossos eventos e das nossas ações. No que se trata de apoio ao futebol amador, podemos citar a Taça das Grotas, a Copa Rainha Marta e a Copa do Interior. Competições essas já consolidadas no calendário do esporte alagoano. Além de toda estrutura já conhecida e oferecida, atendendo milhares de jovens, adultos, homens e mulheres, potencializamos o alcance desses eventos, para toda Alagoas, através das transmissões ao vivo dos jogos, através do nosso canal no Youtube. Garantimos premiação financeira para estimular ainda mais a prática e o fortalecimento do futebol amador no estado”, disse ela completando.

Gestora participou ativamente das ações esportivas com apoio e coordenação (Foto: Divulgação)

“A Copa Rainha Marta por sinal, é uma referência a nível nacional devido ao seu apoio ao futebol, na terra da maior atleta de todos os tempos. Diante disso, conseguimos através do Consórcio Nordeste (Câmara Temática do Esporte), garantir a realização da Copa Rainha Marta Nordeste, que foi apresentada aos governadores da região e vai reunir as seleções dos nove estados, em novembro de 2025. No esporte de base ou de rendimento, consolidamos projetos como o Edital Yohansson Nascimento de Fomento ao Esporte, que investiu quase R$ 1 milhão em apoio as entidades esportivas, entre atletas e dirigentes. Da mesma forma, através da Portaria Caminhos do Esporte viabilizamos a participação de mais de 1.300 atletas e paratletas alagoanos, em competições nacionais e internacionais, por meio de passagens aéreas, transporte terrestre e hospedagens, um investimento de 1 milhão”.

Um dos pontos altos da gestão também foram os programas. “Reformulamos a ação “Lugar de Mulher é no Rei Pelé”, o que era uma ação pontual de conscientização realizada em uma partida de futebol, transformando-a em uma grande ação de prestação de serviços para às mulheres alagoanas. Durante todo o mês de março atendemos mais de 600 mulheres de várias faixas etárias, por meio de parcerias com secretarias de estado, demais entidades públicas e privadas, ofereceu atividades físicas, palestras, capacitações, oficinas e garantiu um maior acesso das mulheres às partidas de futebol no Estádio Rei Pelé, através da divulgação do Protocolo “Não é Não!”. E por falar em Rei Pelé, tivemos mais um ano de grande movimentação na maior praça esportiva de Alagoas. Além das competições locais, tivemos grandes jogos em nível nacional, como a partida entre CRB e Santos pelo Campeonato Brasileiro da Série B e a grande final da Copa do Nordeste, entre CRB e Fortaleza, que nos colocou em destaque diante da grandeza do evento. Por fim, outro ponto de destaque nesse ano foi o “Painel Data Jovem”. Ação essa em parceria com a Seplag, Ufal, Fapeal e a Secti, com um investimento de quase R$ 700 mil, para promover uma pesquisa nos 102 municípios alagoanos, com objetivo de traçar um panorama das juventudes e assim, construir ações que respondam as reais necessidades desse público, promovendo a inclusão, o desenvolvimento e oportunidades para um futuro promissor”, concluiu.

Secretária tem o apoio incondicional do Governo do Estado nas ações do esporte (Foto: Assessoria)

Estamos perto de um novo ano, uma nova temporada. E os desafios do esporte são sempre renovados, com surgimentos de novos talentos e as competições que são realizadas em todo estado. “Em todas as nossas ações, temos planos de ampliação, bem como fortalecer as parcerias para que possamos promover eventos grandiosos. Sejam eventos organizados pelo Governo de Alagoas ou por meio de parceria. Em 2024 fizemos algumas viagens, participamos de eventos importantes, que irão render frutos num futuro breve, como a realização de um grande evento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que irá fortalecer o esporte olímpico em Alagoas. Temos equipamentos esportivos com previsão de entrega para 20025/2026 em nossa capital. Um localizado no Bairro do Benedito Bentes, com quadra 3x3, campo Society, pista de caminhada e espaço de de lazer para atividades físicas ao ar livre. Assim como, o Complexo Esportivo que está sendo construído no Estádio Rei Pelé, que contará com campo de futebol society, piscina semi olímpica, quadra poliesportiva e dojô para a prática de esportes de combate. E das ações que já existem e no que ainda pode ser feito, vamos trabalhar para fortalecer o esporte alagoano, desde a sua base, até o alto rendimento”, explicou a gestora.

Lydia é do quadro efetivo da rede estadual de ensino e atuou como coordenadora dos principais eventos esportivos promovidos pelo Governo de Alagoas. Ela viu e vê de perto tudo que o esporte pode fazer na vida das pessoas. “Como esportista e profissional de educação física com quase 20 anos de experiência, atualmente atuando como gestora, tenho uma convicção profunda de que o esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão social e transformação de vidas. O esporte não apenas proporciona uma plataforma para que as pessoas sonhem e realizem seus objetivos, mas também promove valores essenciais, tanto individuais quanto coletivos.

Clubes de futebol também foram parceiros da Selaj na temporada 2024 com ações importantes de marketing (Foto: Divulgação)

Na minha atuação, especialmente focada na juventude, busco incessantemente criar oportunidades para crianças, jovens e adultos em Alagoas. Através do esporte, conseguimos não só desenvolver habilidades físicas, mas também fomentar a disciplina, o respeito e a a coletividade. Cada momento de interação, se torna um momento de aprendizado e crescimento, permitindo que crianças e jovens se tornem agentes de mudança em suas comunidades. Acredito que, ao investir no esporte, estamos investindo no futuro, oferecendo a todos a chance de se superar e se integrar, independentemente de suas origens. É um trabalho contínuo e gratificante, e estou comprometida em fazer a diferença através do esporte”.

Cuidando do esporte da base ao alto rendimento, ajudando a criar ídolos e a renovar o esporte alagoano e, principalmente, para promover a prática esportiva e uma vida saudável para toda a população: a Selaj cumpriu a missão em 2024.

“Além do desejo de boas festas e de um 2025 de muita saúde e união. Dizer que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, tem um grande leque de ações e políticas públicas, consolidadas à disposição da sociedade.

De forma particular, agradecer aos membros comunidade esportiva, colaboradores da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, e instituições que realizam trabalhos voltado para as juventudes, pelo empenho, dedicação e paixão que colocam em suas atividades. E o quanto eles são fundamentais para o desenvolvimento do esporte e lazer em nosso estado, a contribuição de cada um, faze a diferença na vida de muitos. Que o 2025 traga ainda mais oportunidades, conquistas e momentos de superação. E que possamos continuar unidos, inspirando e transformando vidas através do esporte Desejo a todos um feliz ano novo, repleto de saúde, alegria e muitas vitórias. Minha gratidão”, finalizou Pollyana.