Esportes

Alagoano brilha na Escócia e é campeão mundial de karatê

Paulo Neto, 7 anos, superou europeus para conquistar o ouro na modalidade kata; neste domingo (16), karateca vai medir forças no kumite

Por Assessoria 15/07/2023 17h57
Alagoano brilha na Escócia e é campeão mundial de karatê
Paulo Neto, 7 anos, superou europeus para conquistar o ouro na modalidade kata; neste domingo (16), karateca vai medir forças no kumite - Foto: Assessoria

Alagoas subiu ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Mundial de Karatê Intesrestilos, que acontece em Dundee, na Escócia. Competindo na modalidade kata - que simula ações de combate por meio de uma sequência de movimentos -, o karateca Paulo Neto obteve nota 46.60 e se sagrou campeão com apenas sete anos de idade, superando 42 atletas para faturar, neste sábado (15), a medalha de ouro.

A competição segue até este domingo (16), quando Paulinho, como é conhecido por todos, volta ao dojô para novamente lutar por medalha, desta vez na modalidade kumite (luta).

Na página oficial da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI) no Instagram, Paulinho mandou um recado para o Brasil e fez questão de agradecer pelo apoio recebido. Na mesma rede social, também é possível conferir um vídeo do feito do karateca na Grã-bretanha.

“Oi, pessoal! Estou muito feliz pela vitória, por ter sido campeão, o melhor do mundo. Agradeço a todos que me ajudaram. Oss!”, disse o pequeno grande campeão, utilizando uma expressão muito comum entre os praticantes de artes marciais e que sinaliza respeito ao adversário.

Pai e principal incentivador do atleta que ainda tem três grandes competições a disputar este ano, entre elas, o Brasileiro de Karatê Interesltilos, Paulo Soares ressalta o alcance da conquista inédita para o estado.

“Foi realmente incrível. E é muito gratificante vê-lo superar rivais de altíssimo nível, que já alcançaram, inclusive, as faixas marrom e preta, e ser recompensado por tamanho esforço e dedicação. Paulinho merece demais porque, apesar da pouca idade, é muito obstinado naquilo que faz. A sensação é indescritível”, afirma Soares, que está na Europa para acompanhar todos os passos do faixa verde de karatê.

O pai, inclusive, recorda a vaquinha virtual com que angariou os recursos para garantir a participação do karateca. “Iniciamos essa busca por patrocínio quando o Paulinho foi vice-campeão brasileiro, em São Paulo, e se classificou para o Mundial. Não foi fácil, mas ele provou a todos do que é capaz. Alagoas pode se orgulhar do atleta que tem”, reforça Paulo, destacando, ainda, a contribuição fundamental dos senseis Edgard Lucena e Francisco Araújo, treinadores do atleta.

Hoje, Paulinho – que também já garantiu vaga no Mundial do México, em 2024 – conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Maceió (Semesp) e da Copra Alimentos.