Esportes
Arapiraquense foi adversário de Pelé em 1959
José Barbosa Lopes enfrentou o Rei no Campeonato das Forças Armadas

Aos 88 anos de idade e com a memória muito lúcida, o oficial aposentado da Marinha Brasileira José Barbosa Lopes foi adversário de Pelé, no futebol, ano de 1959.
Em entrevista para o Projeto Raízes de Arapiraca, idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho, no ano de 2018, José Barbosa Lopes lembrou do feito histórico de ter jogado contra o Rei do Futebol.
Naquele ano foi realizado o Campeonato de Futebol das Forças Armadas, no ano de 1959, no Estádio do São Januário, no Rio de Janeiro.
José Barbosa Lopes, filho de traditional família arapiraquense, era sargento da Marinha e Pelé era soldado aspirante do Exército Brasileiro, e já havia sido campeão mundial um ano antes, em 1958, na Suécia.
Barbosa conta que a seleção do Exército venceu a seleção da Marinha Brasileira.
"Não me recordo do placar da partida, mas lembro com muita alegria e emoção do momento que ficou marcado para sempre na minha vida e na minha memória", falou.
Soldado Nascimento
Mesmo já consagrado como o mais jovem campeão do mundo da História - feito que continua até hoje -, Pelé não escapou de uma situação inusitada. Um ano depois de ajudar o Brasil a conquistar seu primeiro título mundial, na Suécia, o camisa 10 do Santos e da Seleção Brasileira teve de passar um tempo distante dos gramados profissionais.
Em 1959, aos 18 anos, Pelé teve de fazer uma pausa na carreira para servir o Exército. Naquele tempo, eram raras as dispensas do serviço militar obrigatório e não havia excesso de contingente.
Dessa forma, Pelé passou seis meses junto ao Sexto Grupo de Artilharia Motorizado. Curiosamente, isso não o impediu de fazer o que mais amava, mesmo entre os pracinhas: jogar bola como o Soldado 202 Nascimento.
Mais lidas
-
1Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
2Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos