Esportes

Calistenia: o que é, quais os benefícios e cuidados para os iniciantes

A calistenia é um tipo de treinamento que tem como objetivo trabalhar a força e resistência muscular sem a necessidade de utilização de equipamentos de academia. Um dos princípios do exercício é o uso do peso do próprio corpo para aumentar a massa muscula

Por Assessoria 22/11/2022 10h59
Calistenia: o que é, quais os benefícios e cuidados para os iniciantes
A calistenia é um tipo de treinamento que tem como objetivo trabalhar a força e resistência muscular sem a necessidade de utilização de equipamentos de academia - Foto: Divulgação

A calistenia é um tipo de treinamento que tem como objetivo trabalhar a força e resistência muscular sem a necessidade de utilização de equipamentos de academia. Um dos princípios do exercício é o uso do peso do próprio corpo para aumentar a massa muscular. O outro fator importante é que o treinamento pode acontecer em qualquer lugar, como praças ao ar livre, parques e até mesmo nas dependências da própria casa.

Uma maneira fácil de exercitar o corpo sem sair de casa é através do auxílio dos aplicativos de celulares. No entanto, é importante destacar que a ferramenta é válida, mas não substitui o acompanhamento de um profissional de Educação Física no intuito corrigir a postura e prevenir dores e lesões.

Segundo o tutor do curso de Gerontologia e Bem-Estar da Universidade Tiradentes, Adelmax Pedral, um exercício mal executado pode causar sérias lesões, como torções no tornozelo, rompimento de ligamento no joelho e estiramento muscular. É importante que os exercícios de calistenia sejam feitos sob orientações de um instrutor capacitado para garantir que as técnicas estejam sendo realizadas corretamente, com menor risco de lesões e maior alcance na quantidade de benefícios possíveis.

“O profissional de Educação Física identifica os erros e ajuda a corrigir a execução do exercício. Além de indicar as melhores atividades para as condições do praticante e corrigir a sua postura, o profissional define a intensidade com a qual os exercícios devem ser realizados. Com isso, as articulações e a musculatura não sofrem esforços excessivos e o risco de lesão é reduzido de maneira bastante significativa”, ressalta Adelmax.

A demora em atingir os resultados ideais também colaboram com a desmotivação de quem pratica a calistenia, se esforçar constantemente em exercícios que exigem força e intensidade sem obter os efeitos desejados passa a ser uma frustração. Por isso, com a orientação de um profissional, é possível evoluir continuamente.
“Um bom educador físico trabalha os fatores motivacionais, ele é capaz de desenvolver uma rotina de treinos com atividades que ajudem a acelerar o condicionamento físico do praticante. E isso é essencial, pois reflete diretamente na obtenção de resultados satisfatórios”, destaca o professor.
Algumas pessoas não estão acostumadas a malhar por conta própria e sem supervisão. Por isso, algumas dúvidas e erros são comuns na hora do treinamento, como por exemplo querer fazer exercícios intensos e que nunca foram executados antes pode ser sinônimo de lesão.
“É fundamental prepararmos o nosso corpo para os exercícios mais intensos, aquecermos os músculos para não corrermos riscos de distensões ou lesões mais sérias. As recomendações são que se não tiver nenhuma lesão musculoesquelética, o primeiro passo é ter um bom tênis, roupas mais leves e ingerir bastante líquido durante os exercícios” indica.