Entretenimento

Sommelier coloca Maceió no roteiro de jantares harmonizados com grandes marcas de vinho

Vai acontecer no dia 14 de outubro

Por Claudio Bulgarelli 04/10/2025 19h26
Sommelier coloca Maceió no roteiro de jantares harmonizados com grandes marcas de vinho
Jantar harmonizado - Foto: Divulgação

O vinho tinto é um clássico atemporal, bem como o vinho branco, que pode estar presente tanto em celebrações sofisticadas quanto em momentos simples do cotidiano. Sua presença à mesa vai além do brinde, pois eles transformam sabores, valorizam ingredientes e despertam experiências gastronômicas memoráveis. Harmonizar vinhos com os alimentos certos não exige regras rígidas, mas sim atenção ao equilíbrio entre aromas, sabores e texturas, pois é necessário respeitar os diferentes estilos da bebida e os momentos em que ela é consumida. Seja para receber amigos em casa, gostar de um vinho sozinho no sofá, ou algo mais sofisticado, como um jantar harmonizado, o vinho combina em todas as ocasiões.
Por isso que o sommelier alagoano Bartô Barbosa, representante de duas das mais importantes vinícolas do Brasil, a Casa Perini e o Cantu Grupo Wine, vem inserindo Maceió num interessante roteiro de jantares harmonizados com grandes marcas de vinho, atraindo um novo nicho de mercado para apaixonados em degustar um bom vinho, com um excelente jantar. O último realizado, no Palato Praia, com vinhos da Casa Perini, foi um sucesso.
Agora ele está preparando para o próximo dia 14 de outubro, as 19 horas, no Café Engenho do Queijo, na Ponta Verde, um jantar harmonizado, que será uma experiência exclusiva, em parceria com a renomada vinícola Baron Philippe de Rothschild.
Será um menu exclusivo em 4 tempos, cuidadosamente elaborado para criar a perfeita harmonia entre pratos sofisticados e rótulos premiados da linha Escudo Rojo, do Chile.
Menu e Harmonizações com entrada de robalo com camarão, vinagrete de banana-da-terra e purê caramelizado; depois o harmonizado com Escudo Rojo Chardonnay, tendo no prato, pato ao molho cremoso com presunto Parma, no harmonizado com Escudo Rojo Carménère, carré de cordeiro com nhoque ao queijo de cabra e no harmonizado com Escudo Rojo Syrah, bife com risoto de Grana Padano, redução de vinho e goiabada e por fim o harmonizado com Escudo Rojo Origines Cabernet Sauvignon.
O jantar contará com a presença de Sebastián José Ramirez Lavín, Diretor Comercial da Baron Philippe de Rothschild, enriquecendo ainda mais a experiência com seu conhecimento sobre os vinhos.