Entretenimento
Livro “Como controlar o avanço do mar” será lançado no dia 30 de outubro
Obra do engenheiro Marco Lyra, CEO da Ocean Protections

Dia 30 de outubro, as 19 horas, no Meraki Treinamentos, na Jatiúca, convidados vão poder enfim conhecer a temática do livro “Como controlar o avanço do mar” do engenheiro Marco Lyra, CEO da Ocean Protections, um dos maiores especialistas do Brasil em proteção costeira e recuperação de praias, foi criado com o propósito de apresentar estratégias práticas de controle do avanço do mar, fundamentadas em evidências.

A obra não é apenas uma contribuição técnica à engenharia costeira brasileira, como também um testemunho de vivência, paixão e persistência diante de um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo: o avanço do mar. Mas este livro vai além da técnica. Ele convida o leitor a compreender a relação entre sociedade e território costeiro, provocando uma reflexão essencial: "Estamos prontos para conviver com o mar de forma equilibrada e sustentável?"
Entre os inúmeros casos abordados, dois se destacam pela sua relevância e resultados concretos: Costa Brava, em Paripueira, e Barra Nova, em Marechal Deodoro, ambas em Alagoas. Ali, as estruturas dissipativas do Bagwall não só contiveram o avanço do mar como induziram um processo natural de engorda da faixa de areia, proporcionando segurança costeira, restauração ambiental e retorno recreativo à população.
Esses resultados, validados em congressos e publicações técnicas internacionais, demonstram o potencial das soluções baseadas na engenharia aliada à leitura do território. Escrever sobre o controle do avanço do mar é, portanto, mais do que relatar técnicas. É falar sobre pertencimento, coragem e sobre a vontade de defender aquilo que é de todos: nossas praias. Esta obra apresenta um caminho onde ciência, sensibilidade e compromisso social caminham juntos — e, com isso, deixa um legado que ultrapassa a engenharia: o de acreditar que ainda é possível transformar realidades com ética, inteligência e respeito à natureza.
Uma leitura necessária para gestores públicos, profissionais da área, estudantes e todos que acreditam que o futuro do nosso litoral precisa ser protegido.

Mais lidas
-
1Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
2Próximos capítulos!
Após ir para a cama com Kevin, Ramiro tira a vida de personagem em Terra e Paixão
-
3"Se filmar eu te mato''
Pai estupra a própria filha e é flagrado pela mãe no interior de São Paulo
-
4fake news
É falso: Lula não fechou comportas da Transposição do São Francisco
-
5Eleições 2022
Instituto Veritá que aponta Bolsonaro na frente deu vitória de Aécio contra Dilma em 2014