Entretenimento

Dahmer: a história do serial killer que virou série na Netflix

Trama tem sido elogiada pela fidelidade à história real. Você pode assistir Dahmer: Um Canibal Americano na Netflix.

Por Diandra Guedes com Canaltech 23/09/2022 17h45 - Atualizado em 23/09/2022 17h58
Dahmer: a história do serial killer que virou série na Netflix
Jeffrey Dahmer: a história do serial killer que virou série na Netflix - Foto: Divulgação

A Netflix lançou sua nova série de true crime, Dahmer: Um Canibal Americano. Inspirada na história real de Jeffrey Dahmer, um dos serial killers mais brutais dos Estados Unidos, a obra conta como o homem violentou e matou 17 pessoas.

É uma história tão cabulosa que a série vem fazendo muito sucesso no serviço de streaming. Mais do que isso, a produção tem levado muita gente a pesquisar sobre quem é Jeffrey Dahmer. Pensando nisso, o Canaltech resolveu contar um pouco mais sobre esse criminoso, o que ele fazia com suas vítimas e por que ele virou série na Netflix.

O que Jeffrey Dahmer fazia com as vítimas?

Jeffrey Dahmer era um homem branco e loiro que cometeu 17 assassinatos entre 1978 e 1991. Suas vítimas eram homens e meninos homossexuais, assim como ele, que eram mortos por estrangulamento. Antes de matá-los, no entanto, Dahmer os estuprava. Além da violência sexual, o criminoso ainda cometia canibalismo e necrofilia (relação sexual com pessoas mortas).

Seu primeiro crime aconteceu três semanas após se formar na escola. Ele sufocou um mochileiro identificado com Steven Hicks e guardou seus ossos em seu jardim. Essa era, inclusive, uma prática comum do assassino: guardar pedaços de suas vítimas em sacos plásticos e eventualmente consumi-los depois. A técnica de limpar os cadáveres foi aprendida com seu pai Lionel Dahmer, que era químico.


Jeffrey Dahmer sofria de alguma doença?

É comum pensarmos que serial killers sofrem de algum distúrbio mental. No caso de Jeffrey Dahmer, especialistas afirmam que ele sofria da síndrome de Asperger, um estado do espectro autista geralmente com mais adaptação funcional. Além disso, ele foi diagnosticado com personalidade borderline, esquizotípica e psicótico.

Vale comentar que o abuso de álcool desde a infância pode ter contribuido para seu comportamento agressivo. Investigadores também descobriram que sua mãe teve problemas mentais quando estava grávida dele, o que a levou a usar muitos medicamentos durante a gestação.

O que aconteceu com Jeffrey Dahmer?

Mesmo cometendo tantos crimes, Dahmer custou a ser preso. Essa situação talvez seja explicada pelo racismo estrutural, sendo que o fato de ele ter pele e olhos claros tenham ajudado na impunidade. Além disso, a negligência da polícia foi um fator determinante para que ele ficasse livre por mais tempo.

Quando finalmente foi condenado por 15 assassinatos, Dahmer recebeu pena de prisão perpétua. Em 1994, na cadeia, foi designado a fazer uma tarefa junto a outros dois detentos, sendo um deles Christopher Scarver, que o questionou sobre o assassinato de pessoas negras. Os dois discutiram e Scarver lhe espancou com uma barra de ferro. Dahmer não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois.


Como é a série da Netflix sobre Jeffrey Dahmer

Com dez episódios, Dahmer: Um Canibal Americano tem chances de ser um sucesso. Isso porque traz um elenco de peso com Evan Peters (X- Men Apocalipse) no papel principal, além de Niecy Nash, Molly Ringwald, Richard Jenkisn, entre outros. A direção ficou com Ryan Murphy, vencedor de 5 prêmios Globo de Ouro e 7 Emmy e conhecido por séries como American Horror Story.

A trama também tem sido elogiada pela fidelidade à história real. Você pode assistir Dahmer: Um Canibal Americano na Netflix.