Entretenimento

Longa alagoano “Cavalo” chega ao Canal Brasil em 19 de novembro

Em novembro “Cavalo” também integra a programação da III  Mostra UFF de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Diálogos entre o Cinema e a Academia, com exibição dia 25

Por Assessoria 17/11/2021 17h57
Longa alagoano “Cavalo” chega ao Canal Brasil em 19 de novembro
Reprodução - Foto: Assessoria

Após uma carreira em festivais de cinema do Brasil e de outros seis países, o longa-metragem alagoano “Cavalo” chega à TV por assinatura estreando na grade do Canal Brasil nesta sexta-feira (19), às 18h15. O filme integra uma programação especial em celebração ao mês da Consciência Negra.

Também no dia 19, “Cavalo” será exibido pela primeira vez em União dos Palmares, cidade que serviu de locação para o filme e onde vive o rapper e dançarino Evez Roc, um dos protagonistas. A sessão gratuita acontecerá na Praça Basileu Sarmento, às 19h, na programação do evento Vamos Subir a Serra.

Nas noites dos dias 17 e 18 de novembro trechos do filmes serão exibidos na programação visual do projeto Narrativas em Movimento, que fará intervenções de projeção mapeada na Serra da Barriga.

Em novembro “Cavalo” também integra a programação da III  Mostra UFF de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Diálogos entre o Cinema e a Academia, com exibição dia 25, às 19h30.

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO CANAL BRASIL 

A programação do mês da Consciência Negra no Canal Brasil conta com filmes, shows, séries e documentários que valorizam o trabalho negro no audiovisual. A seleção dos documentários apresenta duas séries e vinte filmes, que estão sendo exibidos de segunda a sexta entre os dias 15 e 26 de novembro.

Entre os destaques estão “Marielle: O Documentário”, do dia 15 ao 22, e dois episódios de “Milton e o Clube da Esquina”, de 22 a 25. Logo em seguida, vão ao ar dois filmes que também geram reflexões sobre a questão racial.

SOBRE O FILME

Com direção de Rafhael Barbosa (“O que Lembro, Tenho”) e Werner Salles Bagetti (“Exu - Além do Bem e do Mal”), “Cavalo” é um filme híbrido que circula entre a ficção, o documentário e a experimentação para falar sobre a memória da ancestralidade no corpo. Cavalo é também o termo usado nas religiões afro-diaspóricas, como a Umbanda e o Candomblé, para denominar os praticantes que são capazes de receber entidades em seus corpos. A incorporação no cavalo não é apenas mental ou espiritual – ela passa por todo o corpo. Da mesma forma, “Cavalo” não é um filme que tenta desvendar ou explicar a religiosidade, mas toma carona na experiência singular do corpo para acessar a memória, a ancestralidade e a construção de identidade de seus personagens. Compõem o elenco Alexandrea Constantino, Evez Roc, Joelma Ferreira, Leide Serafim Olodum, Leonardo Doullennerr, Roberto Maxwell  e Sara de Oliveira. O grupo foi selecionado após um teste de elenco e passou a conviver num intenso processo de preparação. Na proposta de criação coletiva, os protagonistas foram provocados a construir performances inspiradas pelo arquétipo do cavalo e suas muitas simbologias.  Performance, dança e rito se entrecortam em três eixos narrativos. Contemplado no Prêmio Guilherme Rogato, da prefeitura de Maceió, e contando com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA para sua realização, “Cavalo” é o primeiro longa-metragem fomentado por um edital público realizado em Alagoas, o que representa um marco para a política cultural do estado.

VISÃO DOS DIRETORES “Desde que o filme estreou tem derrubado sucessivas barreiras, enfrentando o preconceito histórico com Alagoas. 'Cavalo' estreou em 17 salas de cinema de 11 cidades brasileiras. Participou de mais de 30 festivais no Brasil e em outros cinco países, projetando a cultura do estado para o mundo e afirmando o nosso cinema como uma força emergente que precisa ser notada. Disputar essa vaga para representar o país no Oscar é mais uma demonstração da potência do movimento do cinema alagoano, que tem se fortalecido nos últimos anos”.Rafhael Barbosa, diretor e roteirista“A existência de ‘Cavalo’ é um movimento de resistência, na contramão do desmonte do audiovisual brasileiro comandado pelo governo Bolsonaro. A presença de um filme alagoano de baixo orçamento numa lista ao lado de grandes produções assinadas por empresas como Netflix e O2 mostra o potencial que nosso cinema tem para dialogar com todos os públicos. 'Cavalo' abre os caminhos para uma safra de longas-metragens que vai chegar cada vez mais longe”.  Werner Salles, diretor e roteirista

SERVIÇO

O quê: Estreia do longa-metragem Cavalo no Canal Brasil

Quando: 19/11, às 18h15

TAMBÉM DISPONÍVEL

Nas plataformas Look, Now, Vivo Play, Oi PlaySINOPSE:  Envolvidos num processo artístico, sete jovens dançarinos são provocados a um mergulho em suas ancestralidades.SITE OFICIAL: www.cavalofilme.com.brTRAILER OFICIAL: https://bit.ly/3hcgGDsIMAGENS DE DIVULGAÇÃO: https://bit.ly/3AhCwNhFICHA TÉCNICA | CAVALODir.: Rafhael Barbosa e Werner Salles Bagetti | Documentário | 85 min. | BrasilRoteiro e direção: Rafhael Barbosa e Werner Salles BagettiPreparação de elenco: Glauber Xavier e Flávio RabeloDireção de produção: Adriana ManolioProdução executiva: Valeska LeãoAssistência de produção: Renah Roxo BerindelliSom direto: Simone DouradoDireção de arte: Nina Magalhães e Weber Salles BagettiMontagem: Werner Salles Bagetti e João Paulo ProcópioDireção de fotografia: Roberto IuriAssistência de câmera: Chapola SilvaEdição e mixagem de som: Lucas CoelhoFinalização: Gabriel ÇarungauaAssistência de direção: Guilherme CésarIluminador: Moab de Oliveira SantosTrilha sonora original: Luciano TxuElenco: Allexandrea Constantino, Evez Roc, Joelma Ferreira, Leide Serafim Olodum, Leonardo Doullennerr, Robert Maxwell e Sara de OliveiraDistribuição: La Ursa Cinematográfica e Descoloniza Filmes