Entretenimento
Herdeiros de Tolkien recebem US$ 80 milhões por filmes de "O Senhor dos Anéis"
Produtores dos filmes foram acusados de produzir games games e aplicativos sem a autorização da família do escritor
Os herdeiros do escritor J.R.R. Tolkien (1892-1973) receberam na justiça o valor de US$ 80 milhões, o equivalente a cerca de 264 milhões de reais, por conta de produtos digitais derivados das trilogias ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘O Hobbit’. A informação foi revelado pelo jornal britânico Daily Mirror. Segundo a publicação, o montante é decorrente de um processo movido pelos herdeiros do autor dos livros que inspiraram a série contra os estúdios Warner Bros. Eles acusavam a empresa de produzirem games e aplicativos inspirados nos livros sem autorização.
Os assessores dos estúdios Warner Bros. divulgaram um comunicado público informando que o julgamento havia sido encerrada de forma amigável e com o acordo indenizatório pago aos herdeiros do escritor. O processo foi movido pela filha de Tolkien, Priscilla Tolkien e pelos editores originais dos livros do autor. Eles alegavam terem dado autorização para 1969 produtos derivados das obras originais, mas nunca para os games e aplicativos produzidos pela empresa.
“Ambas as partes estão satisfeitas de informar que a questão foi resolvida de forma amigável e continuam dispostas a trabalharem juntas no futuro”, informou o texto dos assessores da Warner sobre o processo iniciado em 2012. A trilogia ‘O Senhor dos Anéis’ dirigida por peter Jackson foi lançada entre 2001 e 2003. Também dirigidos por Jackson, os filmes de ‘O Hobbit’ saíram entre 2012 e 2014.
Mais lidas
-
1Investigação, julgamento e legado
O Atentado ao Voo Pan Am 103: O que aconteceu com os terroristas e o que mudou após a tragédia
-
2Via pública
MP vai reforçar medidas eficazes contra bares
-
3Pesadelo Universitário
True crime! Onde estão os sobreviventes e o assassino de os Assassinatos de Idaho hoje?
-
4Caso de polícia
Novas imagens mostram Aline Mineiro e namorado em briga com jovem de 20 anos
-
5Mudanças no telejornalismo
Demissão de Thiago Gardinali e estreia de Rodrigo Bocardi: SBT tem nova reviravolta




