Educação

Educação integral avança em São Miguel dos Campos com cursos do Sesi e Senai para alunos da rede municipal

Programa vai atender cerca de 670 estudantes com oficinas profissionalizantes, robótica e atividades tecnológicas no contraturno

Por Comunicação Sistema Fiea 17/04/2026 19h18
Educação integral avança em São Miguel dos Campos com cursos do Sesi e Senai para alunos da rede municipal
Encontro marcou o primeiro contato dos estudantes com as oficinas e trilhas de aprendizagem - Foto: Comunicação Sistema Fiea

Alunos da rede municipal de São Miguel dos Campos participaram, na quinta-feira (16), de uma apresentação dos cursos do Senai e das metodologias educacionais do Sesi que estarão disponíveis ao longo do ano letivo dentro do programa de educação integral ofertado pela prefeitura. As atividades serão desenvolvidas no Centro de Referência de Educação Integral (Crei) Mário Soares Palmeira, localizado no Centro da cidade.

O encontro marcou o primeiro contato dos estudantes com as oficinas e trilhas de aprendizagem, além de permitir que eles decidam quais as atividades que desejam cursar durante o ano.

De acordo com o analista comercial do Sesi Senai, Sanderson Leite, a parceria tem foco na formação profissional e tecnológica de adolescentes. “É um programa de educação profissional tecnológica que será ofertado para cerca de 670 alunos dos oitavos anos da rede municipal. Serão oficinas nas áreas de Moda, Eletroeletrônica e Alimentos, além de atividades maker e de robótica voltadas também para competições”, explicou.

As aulas ocorrerão no contraturno escolar, com duas atividades semanais por aluno, seguindo até o fim do ano letivo. Segundo Sanderson, a proposta é oferecer aos jovens, a partir dos 13 anos, o primeiro contato com o mundo do trabalho. “O objetivo é despertar o interesse por uma profissão e ocupar o tempo com atividades educativas de qualidade”, destacou.

O prefeito George Clemente ressaltou a importância da iniciativa para ampliar o acesso à educação técnica no município. “Estamos trazendo, através da Secretaria de Educação em parceria com o Sesi e o Senai, um centro de referência de tempo integral. Agora, nossos alunos não precisam se deslocar até Maceió para ter acesso a cursos de qualidade. Estamos trazendo essas oportunidades para mais perto deles”, afirmou.

Ele também destacou o impacto da certificação profissional. “Quando o aluno conclui um curso dessas instituições, ele passa a ter reconhecimento e novas perspectivas, podendo escolher diversas áreas, inclusive o empreendedorismo”, completou.

Para o secretário municipal de Educação, Álvaro Leiva dos Santos, a iniciativa representa um avanço significativo na rede pública. “Estamos tirando do papel um equipamento que vai fortalecer o currículo dos nossos alunos. É uma iniciativa que amplia horizontes, oferecendo acesso a novas oportunidades e contribuindo tanto para a formação educacional quanto para o futuro profissional”, disse.

A coordenadora técnica da Escola Senai Poço, Kelly Acioli, destacou o caráter prático das atividades. “O aluno vai experimentar, na prática, áreas como Moda, Alimentos e Eletrônica. Isso permite que ele entenda melhor cada profissão e comece a direcionar suas escolhas para o futuro”, explicou.

Já a coordenadora de Programas e Parcerias Educacionais do Sesi, Carolina Alencar, destacou o caráter integrador da proposta. “Com a cultura maker e a robótica, os alunos vivenciam experiências práticas e significativas, o que fortalece habilidades essenciais para essa etapa da vida escolar, como pensamento crítico, resolução de problemas e autonomia. As atividades no contraturno reforçam a educação integral e ampliam as oportunidades de aprendizagem dos estudantes”, afirmou.