Educação

Ufal participa de competição matemática e traz o 2° lugar para Alagoas

Alunos do projeto Novo Ensino Suplementar foram aclamados com premiações por provas de alto nível

Por Ascom Ufal 30/09/2025 00h40 - Atualizado em 30/09/2025 01h25
Ufal participa de competição matemática e traz o 2° lugar para Alagoas
Professor do Instituto de Matemática (IM), Krerley Oliveira acompanhou os alunos de Alagoas e levou um time para representar o projeto da Ufal Novo Ensino Suplementar - Foto: Ascom Ufal

Desafios matemáticos, espírito de equipe e incentivo às ciências exatas marcaram a Terceira Copa Nordestina de Matemática (CoNeMat), realizada neste mês de setembro, em São Luís-MA. E a Ufal teve destaque na competição voltada para estudantes de até 15 anos. O professor do Instituto de Matemática (IM), Krerley Oliveira acompanhou os alunos de Alagoas e levou um time para representar o projeto da Ufal Novo Ensino Suplementar.

O docente celebrou o resultado de Alagoas, que terminou em 2° lugar geral no ranking estadual. “A participação desses estudantes de Alagoas na Conemat é o cume de um trabalho que eles vêm fazendo em Alagoas ao longo dos anos e representa algo bastante expressivo porque eles estão se medindo por uma régua bastante alta. São os melhores alunos do Nordeste que estão presentes, muitos deles com condições de integrar as equipes nacionais que vão para as Olimpíadas Internacionais”, destacou.

A iniciativa promovida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com a Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) reuniu participantes de escolas públicas e privadas de diversos estados do Nordeste, que dis utaram provas individuais e em grupo. Além do time de Alagoas, os alunos do NES também estiverem presentes em seleções dos estados da Bahia e do Maranhão. Todos eles foram premiados com destaque no evento que teve o melhor desempenho dos estudantes de Alagoas em relação às edições anteriores.

Seguindo o modelo de diversas competições internacionais, a Conemat promove uma rica experiência acadêmica entre alunos e professores, criando um ambiente regional propício para o treinamento de alto nível. A partir de provas, palestras e atividades integradoras, a competição estimula o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade.

A programação do evento também contou com um seminário um seminário voltado para professores e gestores escolares, promovendo discussões sobre a ampliação da cultura matemática e o fortalecimento de ações que estimulem a educação científica em longo prazo.