Educação
Ufal perde Hermeto Pascoal, a quem concedeu título de Doutor Honoris Causa
Outorga póstuma deverá ocorrer durante o Festival de Música de Penedo, em outubro
“A música não envelhece. A música é como o vento, ela se espalha pelo mundo inteiro e vai para qualquer lugar…”. Essa frase dita por Hermeto Pascoal em 2017 diz muito de sua genialidade e mostra que o som que ele espalhou não vai se calar. Ele morreu no último sábado (13), aos 89 anos, e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lamenta sua perda. Também reafirma a importância dele, um dos grandes expoentes da música brasileira, nascido em Lagoa da Canoa-AL, celebrado no mundo todo, ao lhe conceder, há um ano, o título de Doutor Honoris Causa, um doutorado por honra, reservado a grandes nomes que, como Hermeto, elevaram a cultura brasileira.
“Não deu tempo. Não deu tempo de trazê-lo em vida”, lamentou Marcos Moreira, professor do curso de licenciatura em Música da Ufal, proponente do título a Hermeto, e coordenador-geral do Festival de Música de Penedo (Femupe), ao saber da morte do músico: “Lamento que nosso ‘bruxo dos sons’ tenha partido antes de fazermos a outorga do título ainda em vida. Estávamos programando fazer isso durante o Festival deste ano, no próximo mês de outubro. Infelizmente não deu. Mas vamos manter a homenagem póstuma ao compositor e multi-instrumentista, que nos mostrou que tudo pode ser música, e que a alegria de criar está ao alcance de todos.”
Esse reconhecimento que o Conselho Universitário (Consuni) fez, em setembro de 2024, a um dos maiores nomes da música brasileira foi uma forma de homenagear o artista, um alquimista musical, que levou a música brasileira mundo afora, com 20 discos autorais e 10 mil composições. O reitor Josealdo Tonholo, que preside o Consuni, também lamenta a perda de Hermeto Pascoal e reafirma que homenagem feita a ele com o título honorífico é o reconhecimento ao artista, nascido em Alagoas, mas que ganhou o mundo por sua genialidade musical. “Hermeto é Doutor Honoris Causa da Ufal e vamos fazer a outorga póstuma e reafirmar a importância do músico para a cultura brasileira”, assegurou.
A Ufal é a segunda universidade brasileira a conceder essa honraria a Hermeto, que já foi homenageado com outros títulos e distinções fora do estado de Alagoas. Ele também recebeu a outorga da Universidade Federal da Paraíba, em 2019, e da Juiliard School, de Nova York/EUA, em 2023.Marcos Moreira está nos preparativos para a edição 2025 do Femupe, quando será feita a outorga póstuma do título honorífico a Hermeto Pascoal. “Vamos prestar essa homenagem a Hermeto, Doutor Honoris Causa da Ufal, mas, além dele, vamos homenagear, não com título honorífico, mas com reconhecimento, outros grandes nomes que nos deixaram, que partiram ao longo deste último ano. Grandes artistas como Arthur Moreira Lima, Laércio de Freitas, Hélio Delmiro, Joel Belo e Miguel Proença, nomes que fizeram e participaram de grandes Festivais Instrumentais no Brasil”, finalizou Moreira.
Laia também:
Alagoano Hermeto Pascoal é eleito Doutor Honoris Causa da Ufal
Mais lidas
-
1Arapiraca
Família nega que médico tenha estuprado a filha menor e pede justiça por assassinato
-
2Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
3Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
4Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
5Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência




