Educação
Enactus Ufal representará o Nordeste em evento nacional sobre alimentação

A equipe Enactus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), composta por Gabriele Gomes e Maria Fernanda (Administração), Pedro Paz (Geografia) e Luan Carvalho (Ciências Biológicas), será a representante do Nordeste na etapa nacional do Hackathon Alimentação em Foco, que será realizada em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA), de 22 a 25 deste mês, durante o Enactus Brasil 2025 (Eneb), o maior evento de empreendedorismo social jovem do país.
A classificação foi obtida com a vitória do projeto EcoNim na fase regional Nordeste do evento Hackathon, uma parceria entre a Enactus Brasil e a Fundação Cargill, que ocorreu durante o Encontro Interestadual dos Times Arretados (Eita), promovido pela rede Enactus, realizado no mês de maio em Salvador - BA.
“A sensação de ir para a final é ótima, estamos muito ansiosos! Um evento nacional é sempre um momento de bastante troca e aprendizados. Essa é a minha terceira vez participando, mas agora apresentando uma solução que desenvolvemos em equipe e isso torna a experiência ainda mais intensa e desafiadora”, contou o diretor do time Enactus Ufal, Luan Carvalho, responsável pela apresentação do Projeto EcoNim.
O time vencedor da etapa nacional receberá um prêmio de R$ 5 mil para investir na execução e expansão da solução.
Projeto EcoNim
A proposta elaborada pela turma de discentes da Ufal é um composto natural à base da folha de nim, reconhecida por suas propriedades medicinais e inseticidas, atrelado à disseminação de boas práticas no manuseio de alimentos.
A iniciativa foi criada com o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos e aumentar a renda dos feirantes. A solução se destaca por unir saberes populares, ciência e sustentabilidade, enfrentando um problema cotidiano de forma acessível, ecológica e inovadora.
O projeto dialoga com temas centrais do edital, como segurança alimentar, uso sustentável da terra, engajamento comunitário e prosperidade dos agricultores, sendo avaliado por critérios como inovação social, impacto sustentável e viabilidade do modelo de negócio.
“Na rede Enactus, somos bastante instruídos para desenvolver negócios de impacto socioambiental, tornando os editais acirrados. Passamos esse ciclo de um ano para retornar às atividades do time Ufal, que já teve destaque com o projeto Amitis , uma referência na área. Então, unimos nossos aprendizados e experiências para a criação desse novo projeto, sem contar que estamos bastante inseridos no ecossistema de inovação de Alagoas e na Associação Nacional dos Negócios de Impacto Socioambiental, a Annis, com pessoas que dão suporte e direção sempre que precisamos”, explicou Luan.
Rede Enactus
A rede Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que apoia estudantes de diferentes áreas e instituições para desenvolver projetos de impacto socioambiental. Presente em Alagoas desde 2015, a Enactus Ufal reúne discentes do Campus A.C. Simões e do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) no desenvolvimento de projetos que unem empreendedorismo consciente e desenvolvimento sustentável.
Mais lidas
-
1Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
2Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
3Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
4Susto
Avião com destino a Maceió faz pouso de emergência em Brasília
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos