Educação

Encontro vai debater situação dos museus universitários do Nordeste

Participantes vão elaborar uma carta conjunta para encaminhar ao Ministério da Educação

Por Manuella Soares / Ascom Ufal 27/05/2025 19h18 - Atualizado em 28/05/2025 00h28
Encontro vai debater situação dos museus universitários do Nordeste
Prédio do Museu de História Natural da Ufal - Foto: Adailson Calheiros

Nos dias 10 e 11 de junho, Maceió será a sede do 1º Encontro Nordeste de Museus Universitários. O evento vai ser realizado no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e vai debater a situação desses espaços de preservação da história com representantes de Poder Judiciário, da educação e da cultura.

O encontro é promovido pelas universidades federais de Alagoas (Ufal) e de Pernambuco (UFPE), com apoio dos equipamentos culturais Pinacoteca, Usina Ciência, Museu de História Natural (MHN) e Museu Théo Brandão (MTB).

No primeiro dia de atividades, a abertura oficial está marcada para as 8h e contará com representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público de Alagoas e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Também estarão presentes representantes dos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (Minc).

Os debates seguem sobre as implicações institucionais do Acórdão de 2019 feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que trata especialmente sobre a segurança dos prédios e dos acervos dos museus. As medidas previstas não foram concretizadas por uma série de fatores, entre eles, a pandemia da covid-19 e os cortes orçamentários das universidades públicas federais.

Os participantes vão elaborar uma cartilha da Rede Universitária de Museus, apresentar o atual diagnóstico desses espaços no Nordeste e discutir a respeito de um orçamento direcionado. A programação do dia 11 contempla o debate para formar uma rede de cooperação e a promoção de cursos de capacitação em rede para conseguir atender às exigências do Acórdão do TCU.

“Nossa intenção é chamar a atenção desses órgãos, conseguir uma parceria mais concreta e sair daqui de Maceió com uma carta encaminhada ao Ministério da Educação, à Presidência da República e ao Minc, explanando nossa situação, pedindo algumas providências e já com essa minuta do Acordo de Cooperação pronta para que, nesse resto de ano de 2025, a gente consiga fazer um trabalho mais efetivo”, reforçou a diretora do MTB, Hildênia Oliveira.

Os dois dias do evento encerram com apresentações culturais e do acervo sonoro digital do Museu Théo Brandão.

Confira a programação completa na página oficial do MTB no Instagram @museutheobrandao - https://www.instagram.com/muse....

(Imagem: Divulgação)