Educação

Alagoano, de apenas 13 anos, é campeão da Olimpíada Brasileira de Matemática

Por Tribuna Hoje 17/06/2024 10h04 - Atualizado em 17/06/2024 12h23
Alagoano, de apenas 13 anos, é campeão da Olimpíada Brasileira de Matemática
Isac foi destaca máximo na OBMEP, maior olimpíada científica do país com mais de 18 milhões de inscritos - Foto: Arquivo Pessoal

O alagoano, Isac Vinícius Xavier Maciel Rocha, de apenas 13 anos, é campeão brasileiro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Recebeu na última semana a medalha de ouro nacional da conquista. 

A cerimônia aconteceu no congresso de medalhistas da olimpíada, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Rio de Janeiro, do diretor do Instituto de matemática pura e aplicada e demais convidados.

"É uma honra estar na mais célebre convenção da área, a OBMEP é a maior olimpíada científica do país com mais de 18 milhões de inscritos. Ficar em primeiro lugar e ter a oportunidade de conhecer pessoas, professores do IMPA e celebridades da área é impactante na vida do aluno", destacou Larissa Maciel, mãe de Isac Vinicius.

A história extraordinária de Isac Vinícius é um testemunho vivo de talento e versatilidade. Apesar da pouca idade, ele não apenas domina o tatame no karatê, judô e jiu-jitsu, aluno de projetos sociais, seu interesse pelas artes marciais, o menino também surpreende com suas habilidades em uma variedade de áreas.

O garoto Isac é considerado um prodígio das exatas, colecionando dezenas de medalhas não só em competições esportivas, mas também em áreas como ciências, astronomia e astronáutica, matemática e no temido raciocínio lógico, no qual obteve a maior nota do Brasil num concurso com 55 mil participantes na primeira fase, marcado por encontros inspiradores, com grandes professores para concursos, mestres do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica, pesquisadores e um cientista residente da Califórnia reconhecido pela Nasa, que alimentou ainda mais sua curiosidade, desejo de aprender e se desenvolver.

Isac também se formou no curso de Comunicação e Oratória do Instituto Carlos Conce, apresentando o TCC e recebendo a homenagem de sua segunda comenda, a Reinaldo Polito de destaque revelação. Ele foi a única criança que se formou na turma XIV composta por mestres, empresários, médicos, auditores, líderes religiosos, candidatos e políticos no Instituto que formou o atual governador do estado e outras figuras do cenário nacional. Além de ser graduado no jiu-jitsu.

“Me interessei pelas Olimpíadas, época em que a educação e o acesso à internet ficaram diariamente marcados pelas aulas virtuais no período da pandemia”, destacou Isac.

Isac quer fazer intercâmbio para se conectar com grupos de pesquisas

Isac Vinicius diz que seu próximo projeto é fazer um intercâmbio para se conectar com grupos de pesquisa e aperfeiçoar o inglês através da experiência imersiva. Para isso, a família busca primeiro apoio, para que o filho seja direcionado com muita responsabilidade. Isac não se restringe ao mundo das estrelas, pois, durante a pandemia, também aprendeu a tocar piano sozinho, é um mestre em cubos mágicos, joga xadrez e se aventura nos jogos de videogame online com os amigos.

Para sua mãe, Larissa Maciel, o mais cativante é seu desejo de influenciar positivamente a geração futura, especialmente aqueles que têm dificuldades com matemática. Seu objetivo é provando que é possível equilibrar estudos, esportes e lazer.

Com convites para estudar em vários estados do Brasil, Isac busca expandir seus horizontes e aprofundar seu conhecimento, mantendo o foco nas competições nacionais em 2024 e aspirando representar o Brasil em eventos internacionais.

Isac Vinícius não é apenas um garoto talentoso; ele é uma fonte de inspiração. Sua história reforça a ideia de que o esporte e o conhecimento podem não só mudar vidas, mas também abrir portas para um futuro brilhante. Este pequeno gênio não só brilha nos tatames, mas também ilumina um caminho de sucesso e equilíbrio para todos.