Educação

Enem: palpites sobre temas para redação

Professores e alunos citam eixo ambiental e educacional, imunização infantil e negacionismo, além da cultura do cancelamento

Por Luciana Beder com Tribuna Independente 10/11/2022 06h33
Enem: palpites sobre temas para redação
A estudante Vitória Nunes terminou o ensino médio em 2019 e vai para o quarto Enem, em busca de aprovação em Medicina - Foto: Luciana Beder

O tema da redação é uma das grandes especulações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, para auxiliar na preparação, muitos estudantes buscam analisar temas de edições anteriores, estudar modelos de redação nota mil e também possíveis temas que não caíram em provas anteriores. Em um cursinho de Maceió, professor e alunos apostam em temas como vacina e redes sociais.

Além desses, o professor de redação Mailson Farias destacou temas com eixo ambiental e educacional. “Temas que estão cotados para o Enem são temas como a cultura do cancelamento que hoje é muito forte isso, as pessoas representarem o seu ponto de vista e muitas vezes o ponto de vista ser um ataque ao outro. Temos também imunização infantil, porque passamos por uma sociedade de negacionismo, em que as pessoas criaram mitos, por causa da ignorância, de que a vacina pode prejudicar e até matar. Além de temas com eixo ambiental – a preocupação com o meio ambiente e com a forma de consumo do homem – e educacional – a relação da tecnologia na educação, o quanto a educação ganhou com o advento da tecnologia”, afirmou.

Farias ressaltou ainda a importância da estrutura textual, do domínio em diversas áreas de conhecimento e deu algumas dicas para os alunos que farão a prova, neste domingo (13).

“O Enem exige, hoje, a dissertação, que tem que ter aquele formato de introdução, desenvolvimento e conclusão. Feito isso, o aluno já tem chances de ter a redação corrigida. Em segundo lugar, atender as cinco competências. O aluno precisa mostrar que é um ser ativo e que pensa na mudança para melhoria da sociedade, precisa dominar outras disciplinas, olhar para a sociedade de forma crítica. Não adianta só fazer uma dissertação, é importante que tenha repertórios chamados socioculturais, que é tudo aquilo que a gente colhe ao longo do nosso mundo de leitura”, disse.

As cinco competências cobradas na redação do Enem são: domínio da escrita formal da língua portuguesa; compreender o tema e não fugir do que é proposto; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e respeito aos direitos humanos.

Vitória Nunes terminou o ensino médio em 2019 e vai para o quarto Enem, em busca de aprovação em Medicina. A estudante acredita em temas como imunização infantil e cancelamento na internet, mas disse que os temas das últimas edições foram inesperados.

“Esse ano estou mais tranquila porque estou me sentindo mais preparada. Estou sempre montando cronograma semanal e, como eu sou uma pessoa que não gosta de ter uma rotina, sempre faço um cronograma semanal diferente para dar uma variada. Geralmente, não é recomendado, mas eu fiz aquilo que era recomendado antes e não estava funcionando muito bem para mim, por isso que eu adaptei. Estamos especulando a imunização infantil, também estão falando sobre a questão do cancelamento na internet, dos influenciadores, mas trabalhamos diversos temas ao longo da preparação para a prova. Acho que o ideal é não se prender a um tema específico e estar preparado para fazer qualquer tema”, afirmou.

Outra estudante que também vai fazer a prova deste ano é a Yasmim Vitória, que está no último ano do ensino médio, mas não é o primeiro Enem que realiza. A estudante pretende cursar direito e aposta em temas como cancelamento e direitos das crianças.

“Nervosismo e ansiedade podem atrapalhar”, afirma psicóloga

A psicóloga Débora Ribeiro explicou que o nervosismo e a ansiedade são fatores que podem atrapalhar bastante o estudante que vai prestar o Enem. “É comum os estudantes se sentirem ansiosos e angustiados durante o tempo de preparação para a prova e conforme a prova vai chegando essa ansiedade e nervosismo só vão aumentando”, afirmou.

Segundo Ribeiro, do mesmo jeito que não é só se sentar e estudar, que existem vários fatores que influenciam nesse estudo e na qualidade dele, na hora da prova não é diferente. “O conhecimento pode até estar lá, mas são muitas coisas em jogo para esse estudante, não é como na escola respondendo questionários que é só responder. O Enem é uma prova maratona e possui um jeito único de ser e de cobrar os conteúdos, e não só isso, também existem muitas pressões, internas e externas, questões sociais, medos, angústias que influenciam no estado desse estudante na hora da prova”, disse.

Ainda de acordo com a psicóloga, é importante também não temer o nervosismo e a ansiedade. “Eles não são inimigos, mas emoções normais que nos fazem prestar atenção no que estamos fazendo e sermos cuidadosos e atentos nas atividades que precisam de mais atenção, como o Enem. Para lidar com isso, o primeiro passo é justamente esse, não temer ou tentar fugir, mas aceitar que é um momento importante e tudo bem se sentir assim. A segunda coisa é tentar identificar e ressignificar pensamentos catastróficos, que são aqueles pensamentos onde parece que tudo vai dar errado e da pior forma possível. E em terceiro lugar, nesses últimos dias, diminuir as horas de estudos, tentar relaxar mais e já começar a treinar os exercícios de respiração para usá-los na hora da prova”, explicou.

De acordo com Ribeiro, também é interessante que os pais, familiares e amigos tentem dar o máximo de suporte respeitando os limites do aluno, de quando ele não quiser falar, ou tiver dúvidas sobre sua capacidade ou sobre o futuro, sempre lembrando que sempre há uma forma de lidar com o resultado sendo esse a aprovação ou não aprovação.

“Não podemos esquecer de uma boa alimentação, uma boa noite de sono ou a melhor que for possível ter, fazer exercícios físicos são excelentes aliados nessas horas e ter paciência consigo, confiar no que aprendeu, fazem parte dessa preparação completa”, finalizou.

Provas

No primeiro dia de prova, domingo (13), serão 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira), 45 questões de ciências humanas (geografia, história, filosofia e sociologia), além da redação.

No segundo dia de prova, domingo (20), serão 45 questões de matemática e suas tecnologias e 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia).