Educação

Medalha de ouro: aluna de escola municipal de Paulo Jacinto é destaque na Ifomat

Clarisse Ferreira, 14 anos, da Escola Municipal Souza Barbosa teve melhor desempenho na Olimpíada de Matemática do Instituto Federal do Campus Sapucaia do Sul

Por Lucas França com Tribuna Hoje 01/11/2022 15h06 - Atualizado em 01/11/2022 17h45
Medalha de ouro: aluna de escola municipal de Paulo Jacinto é destaque na Ifomat
Clarisse Ferreira de Lima, 14 anos, medalha de ouro na Ifomat - Foto: Acervo Pessoal

Clarisse Ferreira de Lima, 14 anos, aluna do 7.º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Souza Barbosa, em Paulo Jacinto, a cerca de 120 km de Maceió, é destaque na 6ª edição da Olimpíada de Matemática do Instituto Federal do Campus Sapucaia do Sul (Ifomat), no Rio Grande do Sul, com provas nas modalidades on-line e presencial, a adolescente foi agraciada com a medalha de ouro após vencer o concurso.

A estudante conta que já participou de outros concursos e olimpíadas voltadas à educação, mas nunca imaginou ser agraciada com a medalha de ouro. "Já participei de algumas olimpíadas, mas foi na Ifomat que consegui ser premiada com medalha. Quando fiz a prova sabia que tinha tido um bom desempenho. No entanto, não imaginei que iria conseguir uma medalha de ouro", comenta a aluna.

Segundo Clarisse, a disciplina de matemática atualmente é a sua preferida. "A matemática tornou-se minha matéria preferida desde meus oito anos. Porém a paixão só veio com mais força quando comecei a estudar para as olimpíadas. Daí percebi o quão linda ela é... então, para mim, é a melhor matéria", relata a estudante.

Ela diz que sua inspiração é o professor César de Oliveira Nascimento. "Ele é um ótimo professor sempre está incentivando os seus alunos a participar de olimpíadas de matemática. Em 2021 , ele foi meu professor e todas as aulas dele eram ótimas. Sempre está mostrando o quão bela e desafiadora é essa disciplina", ressalta Clarisse.

Para o professor César, o resultado mostra que não é impossível ter reconhecimento quando se tem motivação e determinação. "O que fica para todos nós é a certeza de que não é impossível, ou mesmo, algo muito distante de ser alcançado. Temos vários alunos com grande potencial, porém é necessário estímulo, motivação e determinação. Espero muito, que esse feito alcançado pela Clarisse, seja apenas a porta de entrada para muitas outras conquistas e que isso impulsione a educação de Paulo Jacinto como um todo, assim como aconteceu na cidade de Coruripe após a primeira medalha de ouro na OBMEP [Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas]".

"Como eu disse anteriormente, temos muitos talentos em nossa escola, porém é preciso dar espaço para que eles se apresentem. Nesta, temos muitos professores qualificados e interessados em levar uma educação de qualidade e significativa para nossos estudantes. Isso é acompanhado, também do importante papel que a gestão realiza fazendo formações e atividades de incentivo a estes professores. Além disso, acredito que para se conseguir coisas diferentes é necessário fazer diferente. Desde que cheguei à Escola Municipal Souza Barbosa, tento levar para os alunos a concepção de aprender matemática como algo além do necessário para somente passar de ano e, principalmente, desenvolver o pensamento e o interesse por olimpíadas de matemática. De início, era somente a OBMEP, porém, neste ano de 2022, conhecemos e participamos de muitas outras olimpíadas de matemática e até mesmo de outras áreas do conhecimento", lembrou César.

Clarisse Ferreira é aluna do do sétimo ano do ensino fundamental (Foto: César de Oliveira/Cortesia)



ESFORÇADA E ESTUDIOSA


Orgulhoso do desempenho de Clarisse, o professor afirma que ela é uma aluna muito dedicada que sempre participa de eventos do conhecimento. "É uma aluna muito dedicada. Participa de todos os eventos, cursos, olimpíadas, grupos de estudos direcionados à aprendizagem de matemática os quais lhe incentivo a participar e até outros que ela vai descobrindo a partir do contato com outros estudantes e professores de olimpíadas. Nunca teve problema algum na escola, muito pelo contrário, ela é excelente em todas as disciplinas".

César pontua que em todos os eventos que participou Clarisse sempre teve bons resultados. "Diferentemente do ano de 2021, neste ano, ela participou de muitas olimpíadas e, em todas que tinham mais de uma fase, conseguiu chegar até a última. Isso é muito significativo! Além disso, por pouco não conseguiu uma medalha de bronze na Olimpíada Mandacaru de Matemática, acabou ficando com menção honrosa. Ainda estamos aguardando o resultado da OBMEP, porém com grandes expectativas".

Assim como o professor, a diretora da unidade escola, Sylvana Ribeiro parabeniza a premiação e reafirma o potencial da aluna. "Clarisse mora na zona rural, é uma adolescente muito esforçada. Tanto é que ficava triste no inverno quando o transporte não chegava até a região dela para vim a escola".

“Meu conselho é não desistir’’, diz aluna


Com apenas 14 anos, mas com objetivos já concretos, Clarisse aconselha aos colegas estudantes seja da sua escola ou de outras unidades de ensino que não desistam dos seus sonhos.

"Aos meus colegas dessa ou de outras instituições de ensino, que buscam um dia ganhar um prêmio, seja na matemática ou em qualquer outra área, o conselho que dou é: Não desista! Estude, se esforce ao máximo. É cansativo passar horas revisando conteúdos? Às vezes sim, mas quando se faz o que gosta e quando temos um objetivo futuro, o cansaço é só um detalhe. Da mesma forma que eu fui ouro, qualquer um pode ser, pois, todos nós possuímos inteligência suficiente pra chegarmos onde quiser a única coisa que pode nos tornar diferentes é a nossa força de vontade", pontua Clarisse Ferreira.

Clarisse ainda contou que a mãe ficou muito feliz e se emocionou quando soube da conquista. "Minha mãe ficou muito feliz e até chorou de alegria, pois sou a única pessoa da minha família inteira a conseguir uma medalha de ouro em uma olimpíada de matemática".

Agora, a estudante aguarda a medalha chegar. Segundo ela, a previsão de chegada é por volta do dia 20 de dezembro, que inclusive, é a data em que sairá o resultado da OBEMP.

A secretária Municipal de Educação da cidade, Maria Araújo Feitosa, mais conhecida como Cícera de Bento, diz que o ensino público do município já vem se destacando com os alunos que participam de várias olimpíadas. "Estamos tendo muito sucesso com esses alunos oriundos das escolas municipais da cidade. E vejo que o ensino público tem de fato esse objetivo de fazer o aluno construir o conhecimento, mas acima de tudo a cidadania".

Araújo cita alguns dos alunos que já foram e são destaques em eventos de aprendizagem. "Além de Clarisse, temos o Nathan que tem um poema publicado na Antologia Digital de Niterói no Rio de Janeiro e outros que tem bom desempenho. Para a gente que faz a educação isso é muito gratificante. Procuramos junto com a nossa equipe oferecer um ensino de qualidade para que o aluno possa participar de todos os eventos escolares e extraescolares como no caso das olimpíadas. Eu tenho que dizer que me orgulho em fazer parte da educação da nossa cidade", expõe.

SAIBA MAIS


A Ifomat surgiu em 2017 com a proposta de proporcionar uma experiência diferente numa competição que privilegia o raciocínio lógico na resolução de problemas. Nesta edição, a modalidade presencial foi aberta para escolas de Sapucaia do Sul (ensino fundamental) e região metropolitana (ensino médio). Na modalidade on-line participaram estudantes de todo o Brasil. As provas aconteceram entre os dias 24 e 25 de setembro.