Economia

Do delivery ao cardápio personalizado: o caminho para o sucesso no food service

Por Assessoria 28/08/2025 11h39
Do delivery ao cardápio personalizado: o caminho para o sucesso no food service
Diretor comercial e sócio-fundador do Grupo Harõ compartilha dicas para aproveitar as tendências no setor alimentício, desde os benefícios do cardápio funcional a tecnologia - Foto: Imagem ilustrativa




A busca crescente pela saúde, seja por meio de cuidados pessoais, atividades físicas ou alimentação, tem transformado o comportamento dos consumidores, o que acaba refletindo também no mercado de food service. Contudo, em um mundo cada vez mais conectado, os estabelecimentos precisam se adaptar às novas exigências, incorporando inovação e tecnologia para atrair o público. A Geração Z, por exemplo, representa 51% dos pedidos de delivery no Brasil, segundo pesquisa da Ticket, colocando pressão sobre os restaurantes para oferecer conveniência e eficiência.

Fernando Andrade, sócio-fundador e diretor comercial do Grupo Harõ, holding de franquias detentora das marcas Harõ Sushi, Hapoke, The Roll, Redwok, Mango Salad e Tio Parma, destaca que os novos hábitos de consumo impulsionam mudanças na operação e na entrega de produtos e serviços. “Para manter o interesse dos clientes, é fundamental se reinventar e entender profundamente o público. Atualmente, os negócios que se destacam no setor alimentício são aqueles que, além de oferecer uma boa refeição, também prezam pela praticidade e atendem à demanda por opções mais leves, mas sem abrir mão do sabor”, afirma.

Exemplos disso são as redes Harõ Sushi e o Hapoke, marcas que fazem parte do Grupo Harõ. Enquanto o Harõ Sushi – eleito Melhor Restaurante de Comida Asiática, em premiação inédita do ifood em 2024, tem um cardápio recheado de peixes, alimentos ricos em ómega-3, como salmão e atum; o Hapoke, rede tradicional de poke havaiano que se consagrou no formato dark kitchen, tem um menu repleto de verduras, legumes e proteínas magras.

A seguir, o empresário compartilha três dicas para quem quer adaptar o próprio restaurante, confira:

1. Invista em personalização

O estudo Estilo de Vida 2024 de NIQ Homescan aponta que as pessoas estão cada vez mais atentas aos produtos que consomem, buscando mais sabor, nutrição e equilíbrio. "Investir em cardápios customizáveis e opções funcionais, como peixes com benefícios essenciais listados acima, legumes e verduras frescas, permite que seu estabelecimento atenda a necessidades individuais, como dietas restritivas ou escolhas alimentares conscientes", explica Andrade.

2. Usar tecnologia para fidelizar

O momento é de inovação e tecnologia, e é essencial aproveitar suas vantagens para impulsionar o crescimento do negócio. "Existem ferramentas capazes de entender melhor os hábitos dos clientes e melhorar a experiência deles. Apps que recomendam pratos com base no histórico de pedidos ou programas de fidelidade, que ajudam a estreitar o vínculo com o consumidor, além de aumentar a recorrência e engajamento com o restaurante", comenta.

3. Explorar a conveniência

Os consumidores de hoje em dia priorizam a facilidade para realizar suas escolhas alimentares, por isso, as opções de delivery e take away se destacam no mercado de food service. "As rotinas estão cada vez mais aceleradas, por isso, muitos clientes buscam opções rápidas e práticas. O delivery e o take away atendem essa demanda, permitindo que o cliente tenha uma refeição de qualidade sem precisar sair de casa ou fazer grandes esforços", esclarece o diretor comercial.

Sobre o Grupo Harō

O Grupo Harō foi fundado em 2021, em Pernambuco, por Fernando Andrade e João Pedro Bezerra, com o objetivo de reinventar a entrega de comida asiática. Hoje, o grupo também conta com o sócio-investidor Rodrigo Melo, especialista do mercado de franquias com mais de 10 anos de atuação na área. A holding detém as marcas Harō Sushi, Hapoke, The Roll, Redwok, Mango Salad e Tio Parma, e oferece um modelo de franquia 6 em 1, com a possibilidade de operação em dois formatos diferentes de negócios, dark kitchen e take away. O Grupo Harō também trabalha com fornecedores homologados e oferece um aplicativo próprio para os franqueados. Com mais de 50 unidades espalhadas por 15 estados brasileiros, o grupo segue com plano de expansão para conquistar todo o Brasil.