Economia
Prodeter do Banco do Nordeste promove capacitação de produtores da bovinocultura de leite do Baixo São Francisco
Programa de Desenvolvimento Territorial, que acontece por meio de parcerias, realizará, a partir desta quinta-feira, 12, capacitações em Piaçabuçu, Penedo e São Sebastiao

A partir desta quinta-feira, 12, o Banco do Nordeste (BNB), por meio de seu Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), realiza capacitações que visam ao aumento da produtividade e qualidade do leite na região do baixo São Francisco. No dia 12, o evento acontece em Piaçabuçu e, nos dias 17 e 18, respectivamente, em Penedo e São Sebastião. Para esses treinamentos, o BNB conta com a parceria das Secretarias Municipais de Agricultura e do Instituto para o Desenvolvimento Rural e Sustentável de Alagoas (Emater-AL).
O gerente de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste em Alagoas, Manoel Roberto Muniz, esclarece que o Prodeter é uma estratégia do BNB para estruturar cadeias produtivas da região, por meio da mobilização de parceiros e agentes econômicos, promovendo ações que vão além do crédito.
O gestor esclarece que o conjunto de palestras e capacitações, que serão desenvolvidas nos próximos dias, faz parte das ações de associativismo, e de difusão de tecnologias e inovações do Prodeter, que visam estruturar e organizar a atividade produtiva priorizada. O objetivo dessas ações é elevar a qualificação dos produtores rurais, aumentar a produtividade, baixar custos de produção e implementar novas tecnologias, melhorando a renda e qualidade de vida dos agentes econômicos envolvidos no Programa.
“O Prodeter do Baixo São Francisco, que prioriza a bovinocultura de leite, é um dos territórios mais dinâmicos do estado. Trimestralmente, os agentes de desenvolvimento, juntamente aos parceiros do Banco do Nordeste, executam ações de difusão de tecnologia, cooperativismo e associativismo. As três ações que serão realizadas neste mês são muito importantes não só para o desenvolvimento da atividade, mas também para os produtores do território, pois incentiva a qualificação e a implementação de novas técnicas”, aponta o gerente.
Programação
O primeiro dia de capacitação será realizado no Tanque de Leite da Associação dos Produtores de Leite de Piaçabuçu, com orientações técnicas sobre alimentação e manejo nutricional para rebanho leiteiro, com instruções do zootecnista da Emater-AL, Gilvane Lira.
No dia 17, o evento contará com palestras que vão abordar a assistência técnica e a inseminação artificial para gado de leite e corte, no Tanque de Leite da Pindorama, localizado no Povoado de Santa Margarida, no município de Penedo. Já no dia 18, os produtores farão uma visita técnica ao Povoado de Capoeira, zona rural de São Sebastião.
O agente de desenvolvimento territorial do BNB em Penedo, Reginaldo Gomes, responsável pelas ações do Prodeter do Baixo São Francisco, destaca a importância das capacitações para os agentes econômicos da região, principalmente em relação à produção e melhora da qualidade do leite. “As capacitações vão servir de motivação para os produtores que serão capazes de absorver os conteúdos direcionados nas palestras e aplicar na sua produção, aumentando sua receita e desenvolvendo técnicas mais aprimoradas”, afirma.
Reginaldo também explica que a finalidade deste Prodeter é aumentar a produtividade das matrizes bovinas no território em 20%. Ele acrescenta que diversas ações têm sido realizadas para a concretização desse objetivo. “Já aconteceram várias atividades, como dias de campo, visitas técnicas, capacitações, incentivo ao associativismo e cooperativismo, e o apoio financeiro do BNB, mediante o financiamento produtivo e orientado para os agentes econômicos participantes do Plano de Ação Territorial”, reforça.
Mais lidas
-
1Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
2Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos