Economia

Mais de 600 alunos iniciam cursos profissionalizantes pelo Emprega Jovem

Procura pelos cursos gratuitos superou expectativas do programa e mais uma turma foi formada pelo Senai

Por Secom Maceió 21/05/2024 12h59
Mais de 600 alunos iniciam cursos profissionalizantes pelo Emprega Jovem
Turmas foram concorridas no edital do Emprega Jovem - Foto: Victor Vercant (Secom Maceió)

As aulas dos cursos do edital mais recente do programa Emprega Jovem MCZ, lançado no início do mês, já estão em andamento e vão formar 626 novos profissionais em 13 cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a Prefeitura de Maceió.

Por meio da Secretaria de Juventude e Lazer, o Município abriu vagas e recebeu uma grande procura de pessoas interessadas em obter uma formação profissional para entrar ou voltar ao mercado de trabalho.

Entre elas está Kate Marrone, que já realiza o segundo curso na área de culinária. Ela conta que por meio do Emprego Jovem fez a formação em padaria e agora participa das aulas de confeitaria. “É uma oportunidade de crescimento profissional tanto em uma empresa como de forma autônoma. A partir do momento que comecei a fazer o curso, já passei a ter uma nova visão, com os profissionais nos auxiliando, dando todo o suporte. A gente fica motivada a sair daqui já com certificado em mãos”, afirmou.

Outra contemplada e que já está estudando é a Renata Silva Santos, no curso de costureira. Ela destacou que a disputa por uma vaga foi acirrada, por isso ela comemora ter conquistado a oportunidade. “A Prefeitura está facilitando para a gente um aprendizado muito bom. Não é sempre que a gente consegue uma oportunidade de se qualificar. Além disso, o Senai é um centro educacional muito bom, e com o apoio da Prefeitura, se torna mais fácil entrar no mercado de trabalho”, destacou.

De acordo com a coordenadora técnica da unidade Senai Poço, Kelly Acioli, a procura foi tão grande que o curso de operador de computador, por exemplo, precisou lançar mais uma turma para comportar a quantidade de alunos inscritos.

A secretária de Juventude e Lazer, Sabrina Cordeiro, comemorou o resultado. Ela reforça que o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais capacitados, por isso o Município investe na capacitação pensando em ampliar o acesso e dar perspectivas melhores de futuro para os jovens maceioenses.

O professor Alexandro Costa, da área de alimentos do Senai, contou que se sente feliz em fazer parte de um programa que permite a melhoria de vida das pessoas e a qualificação de cada vez mais profissionais em Maceió. “É uma parceria muito bonita que o Senai está fazendo com a Prefeitura. Eu fico muito grato por estar tocando nessas pessoas e por saber que estou fazendo parte do crescimento profissional delas. Futuramente, pode ser que elas estejam empreendendo e desempenhando um bom serviço”, opinou.

O Emprega Jovem MCZ é voltado para jovens a partir dos 14 anos e oferece qualificação gratuita. Nesse edital, foram abertas turmas para confeiteiro, pizzaiolo, chocolataria, costureiro, mecânico ciclo, mecânico diesel, eletricista de automóveis, eletricista industrial, operador de computador, operador de tratamento de águas e efluentes, refrigeração doméstica, assistente administrativo e auxiliar administrativo.