Economia

Aposta na presença digital é decisiva para sucesso de vendas no Dia das Mães

Perfil nas redes sociais e customização na loja física devem estar em sintonia para conquistar consumidores

Por Sebrae/AL 17/04/2024 15h03
Aposta na presença digital é decisiva para sucesso de vendas no Dia das Mães
Um planejamento bem executado em datas como o Dia das Mães contribui para a fidelização de novos clientes, que vão voltar à loja em outras ocasiões - Foto: Divulgação

Oferecer a melhor experiência on-line e presencial, tendência conhecida como ‘figital’ (de físico e digital), para os clientes é o caminho mais certeiro para obter sucesso nas vendas no próximo Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio. Com os consumidores cada vez mais conectados nas redes sociais, é imprescindível manter um perfil comercial atrativo, em sintonia com a atmosfera da loja física. A data é a segunda mais aguardada pelo comércio ficando atrás apenas do Natal.

“Um comportamento que já é realidade é o cliente ter na mão, com o celular, milhares de lojas com a distância de um clique. Com esse comportamento do consumidor cada dia mais forte, uma dica valiosa de tendência é oferecer a melhor experiência on-line e presencial, o digital para alcançar mais clientes e se posicionar e o ponto de venda para melhorar a experiência do cliente”, destaca Gilson Borges, analista do Sebrae Alagoas.

“Em resumo, a tendência não diz respeito ao produto, mas sim ao comportamento do consumidor. A missão da empresa é entender o movimento do seu cliente e se posicionar estrategicamente para atrair sua atenção e converter em venda”, completa. Ele lembra que o Dia das Mães é uma data tradicional no Brasil e o varejo se prepara para atender da melhor forma possível seus clientes, seja com a oferta de novidades ou prestando atenção no que acontece em outros mercados.

“É uma data que trabalha com a emoção e com clientes motivados por sentimentos e laços familiares, mas temos que tomar cuidado para não ser uma empresa que apenas tira pedido. Essa data é uma oportunidade boa para aumentar o ticket médio nas vendas e gerar valor para também para quem compra. Outro ponto essencial do planejamento é verificar com antecedência seus estoques e fazer pedidos extras junto aos fornecedores, caso necessário”, alerta.

Para melhorar a experiência dos clientes nesse período, ainda segundo o analista do Sebrae Alagoas, é necessário investir na excelência do atendimento, com equipes treinadas para a data. Uma dica de ouro, segundo ele, é “ saber perguntar e escutar melhor ainda”. Uma boa opção é capacitar os colaboradores para que eles usem uma abordagem que auxilie a tomada de decisão, facilitando o momento da compra.

“O empreendedor precisa descobrir o desejo do cliente, o que ele quer entregar por trás do presente, que tem muito a ver com a experiência de compra e a entrega de outro tipo de valor. Ter canais de atendimento estruturados, respostas rápidas, clareza e comunicação simples, principalmente no WhatsApp, também são atributos essenciais para ter sucesso nas vendas”, diz.

“Para oferecer produtos e atendimento personalizados, a primeira coisa é buscar se conectar com o cliente e entender o que ele deseja por trás daquele produto ou serviço. Não é difícil entender a importância que a mãe teve para o cliente, tentar saber o quanto ela significa. Com isso, o vendedor conseguirá saber quais as melhores dicas de presente a oferecer, ligando sempre com os sentimentos relatados pelo cliente. Isso é um atendimento personalizado, já que leva em conta o sentimento, os valores mais subjetivos”, recomenda.

Entre as ferramentas de comunicação, o Instagram lidera quando o assunto é aproximar a marca dos seus clientes, recorrendo ao marketing digital estratégico. “Ter uma tática de postagens, com tratamento de imagens, vídeos e dar retorno às interações com os clientes são itens fundamentais. Lembrando que o Instagram é uma rede social, portanto, de relacionamento, atenção e foco. Então, é recomendável usar depoimentos de clientes, boas imagens e vídeos de conteúdo relevante”, sugere Gilson Borges.