Economia

Maceió sedia em abril Fórum Internacional IMBRICS+

Evento pioneiro terá participação de representantes do Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul e vários outros países da América do Sul, Ásia e África

Por Assessoria 28/03/2024 16h22 - Atualizado em 28/03/2024 23h49
Maceió sedia em abril Fórum Internacional IMBRICS+
Maceió - Foto: Edilson Omena

Em âmbito global, o BRICS é o grupo de países que registram maior crescimento econômico nos anos recentes.

E, num dos segmentos mais dinâmicos do setor de serviços de qualquer economia – o turismo –, os números são ainda mais expressivos: dados relativos a 2019 apontam que o mercado movimenta expressivos 10 trilhões de dólares, nada menos que 10% de todo o PIB global.

E dos responsáveis por manter e aquecer o segmento, os turistas, os países do BRICS contribuíram com 50% de consumidores de passagens aéreas, pacotes, meios de hospedagem, gastronomia e demais componentes da cadeia produtiva.

Além de possuir um diferencial estratégico sem comparação: o bloco econômico reúne todas as paisagens possíveis no planeta, como atrativo de destinos turísticos.

Todo esse universo de possibilidades e suas projeções de ampliação vão estar em debate no Fórum Internacional IMBRICS+ – Turismo como fator de desenvolvimento dos países BRICS+.

O Fórum Internacional IMBRICS+ – Turismo como fator de desenvolvimento dos países BRICS+ será realizado em Maceió, uma das mais belas cidades do litoral brasileiro, entre os dias 25 e 27 de abril de 2024.

Este evento de grande importância internacional tem o apoio do governo brasileiro e da Prefeitura de Maceió, e contará com os principais stakeholders do turismo internacional, incluindo representantes empresariais, investidores e autoridades do poder público dos países dos BRICS+ e de mais outras dez nações convidadas.

O IMBRICS+ BRASIL é a entidade representativa no Brasil do International Municipal BRICS+ FORUM-IMBRICS FORUM, o maior encontro global de municípios e regiões dos BRICS+ e países emergentes, oficialmente reconhecida pelos membros do bloco.

Para isso, o evento vai ter como foco apresentar o conceito de paradiplomacia, definida como “uma forma de diplomacia praticada por governos, empresas e entidades locais de municípios, estados e regiões, envolvendo a cooperação internacional direta entre os grupos de interesse”.

No Fórum Internacional IMBRICS+, por meio deste importante instrumento e com o apoio estratégico do Instituto IMBRICS, cidades, regiões e empresas podem apresentar seus destinos turísticos a potenciais investidores e empresas estrangeiras a fim de atrair investimentos para os seus negócios, estabelecer parcerias com governos locais de outros países para a promoção turística, criar empregos, oportunidades de renda e promover o desenvolvimento sustentável deste segmento econômico.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, do governo brasileiro e das principais entidades empresariais do trade turístico brasileiro.

E contará com a presença de representantes diplomáticos e de governos dos países BRICS, além de suas agências governamentais de promoção turística, operadoras, agências de viagens e demais empresas da cadeia produtiva do turismo.

Das nacionalidades, estão confirmados os integrantes naturais do bloco econômico (Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul+) e entre outros países, Argentina, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Equador, Colômbia, Camarões, Gana, Guiné, Nepal, Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes Unidos.

O público-alvo é composto por investidores nacionais e internacionais; empresários e empresas do setor turístico e da cadeia produtiva do turismo internacional e nacional; governadores, prefeitos e secretários de Turismo de municípios que compõe o BRICS+.

A programação de trabalho, que sucederá a parte cerimonial, contará com painéis e workshops, rodadas de negócios, assinatura de acordos bilaterais, exposições e mostras temáticas, além da apresentação da Plataforma IMBRICS+ Turismo.

A Plataforma IMBRICS+ Turismo reunirá as principais cidades turísticas dos países BRICS+ em uma grande rede internacional com o objetivo de ampliar as relações mútuas entre poder público, empresários e investidores dos negócios de turismo dos países BRICS+.

Durante o Fórum Internacional IMBRICS+: Turismo serão apresentados: painéis temáticos; workshops; encontros multilaterais e bilaterais; assinatura de acordos e convênios com empresas, cidades e países presentes; Mostra do Turismo BRICS; rodadas de negócios; lançamento da Plataforma IMBRICS+ Turismo; Prêmio IMBRICS+ Turismo, com as melhores práticas e empresas de Turismo de países BRICS.