Economia

Prefeitura lança Boletim Econômico para auxiliar na elaboração de políticas públicas e no desenvolvimento de Maceió

Documento reúne indicadores da capital alagoana produzidos por órgãos do Governo Federal

Por Secom Maceió 09/02/2024 12h13
Prefeitura lança Boletim Econômico para auxiliar na elaboração de políticas públicas e no desenvolvimento de Maceió
David Gomes, secretário de Ações Estratégicas - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi) lançou, neste ano, o Boletim Econômico de Maceió. Com periodicidade trimestral, o novo documento tem por objetivo reunir informações relevantes sobre o município, fornecidas por diferentes órgãos do Governo Federal, para auxiliar no desenvolvimento da economia local e no processo de elaboração de políticas públicas para a comunidade.

Um dos destaques trazidos na primeira edição do Boletim aponta que, em 2023, a abertura de empresas em Maceió ficou dez vezes mais rápida, uma economia de tempo de 90% em relação a 2019 (82 horas). O dado foi extraído do Painel do Mapa de Empresas, do Governo Federal. Esse cenário contribuiu para atração de grandes empresas e, consequentemente, para o aumento de vagas de trabalho em Maceió.

Segundo último dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - informação também trazida no novo Boletim da Prefeitura de Maceió - a taxa de desemprego na capital alagoana caiu para 9,3%, a menor desde o início da série histórica, iniciada em 2012, inclusive do período pré-pandemia, em 2019. Só no ano passado, foram formalizados 13.591 empregos, que corresponde a cerca de 60% das carteiras assinadas em todo o estado (Novo Caged).

Desde o início da gestão, o prefeito de Maceió, JHC, já investiu mais de R$ 1 bilhão em ações estratégicas para o desenvolvimento da cidade. “Após longo período de estagnação enfrentado nas gestões passadas, agora estamos caminhando para o progresso. Maceió está puxando Alagoas para frente e vai puxar ainda mais. Nossos investimentos geram renda, emprego e cidadania para os maceioenses, sobretudo para aqueles que mais precisam da nossa gestão”, garantiu JHC.

O secretário de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana, David Gomes, explicou por que um Boletim Econômico dedicado a Maceió é uma ferramenta essencial para entender e impulsionar o desenvolvimento econômico local. “Ao fornecer informações detalhadas sobre as tendências da região, como emprego, produção industrial e comércio, o Boletim permite que empresas locais tomem decisões mais informadas sobre estratégia e expansão de negócios, além de atrair novos investidores para nosso município”, esclareceu.

“O Boletim Econômico não só desempenha um papel fundamental na atração de investidores para Maceió, como também ajudará na formulação de políticas públicas que atendam às necessidades da comunidade maceioense, promovendo um ambiente econômico mais próspero e sustentável”, complementou o assessor técnico e economista da Semaemi, Fernando Cavalcante.

O boletim está disponível no site de parcerias https://parcerias.maceio.al.gov.br/