Economia
AL sofre queda na produção de leite, mas produto segue como destaque
Na aquicultura, estado é o 3º maior produtor de tilápias do NE
Foram divulgados, nesta quinta-feira (23), os dados referentes à Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) para 2022, realizada pelo IBGE. A pesquisa traz um vasto panorama do setor e investiga indicadores como produção de produtos de origem animal, efetivo dos rebanhos, produção em aquicultura e número de vacas ordenhadas.
As informações divulgadas pela PPM abrangem o período até 31 de dezembro de 2022.
Produção de leite em AL sofre queda de 9,5%; Palmeira dos Índios é o maior produtor do estado
Em 2022, a produção de leite alagoana diminuiu substancialmente. Durante o ano foram produzidos cerca de 590,7 milhões de litros, o que representa uma variação de -9,5% em relação a 2021. A quantidade de produção por animal caiu de 2.407 para 2.196 litros por vaca.
A queda na produção representou aproximadamente menos 62 milhões de litros de leite no estado, o menor quantitativo desde 2019. Contudo, em relação aos últimos dez anos, a quantidade de litros produzida aumentou em mais de 140%.
Os municípios de Palmeira dos Índios, Major Isidoro e Traipu são destaque no quantitativo de produção do estado. Dois Riachos está entre os três com maior valor arrecadado.
No último ano, o valor arrecadado na produção de leite em AL também sofreu queda e foi 11% menor em relação à 2021.
Queda na produção de leite é nacional; AL ocupa o 4º lugar em produção no NE
Os produtores de leite enfrentaram queda na produção em todo o país. Os números em nível Brasil apontam para um decréscimo de 1,6% na produção nacional em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme os dados da PPM.
Em Alagoas, a produção de leite alcançou o valor de 1,3 bilhões de reais no último ano e representa 5,93% do valor de produção nacional e 11,4% da produção de todo o NE.
Apesar da queda na produção, o leite continua sendo o carro-chefe da pecuária do estado, sendo o responsável por mais de 83% de todo o valor arrecadado entre os produtos de origem animal divulgados pelo IBGE na PPM.
AL é o 4º do Nordeste na produção de leite; BA, PE e CE ocupam os primeiros lugares.
Outros produtos de origem animal
Além do leite, maior e mais rentável produção do estado, AL também produziu 40,6 milhões de dúzias de ovos de galinha; 3,2 milhões de dúzias de ovos de codorna; e mais de 423 mil quilos de mel de abelha.
O valor da produção de ovos de galinha, segunda atividade com mais rentabilidade no setor agropecuário investigado pela pesquisa, alcançou a cifra de mais de 243 milhões de reais durante o ano de 2022.
Efetivo dos rebanhos
Em 2022, houve aumento de 1,08% no efetivo de bovinos em Alagoas, que agora possui 1.335.493 cabeças. No cenário brasileiro, a quantidade de cabeças de gado atingiu o recorde histórico e chegou a 224,6 milhões de cabeças.
Os maiores rebanhos do estado são os de galináceos (total), galináceos (galinhas) e bovinos. O menor efetivo é o de bubalinos, que conta com 1.652 cabeças. Alagoas é o 5º do Nordeste em efetivo dos rebanhos de codornas (171.170) e equinos (96.362).
Aquicultura: AL produz quase 8 mil toneladas de tilápia em 2022; município de Piranhas é o maior produtor do estado
Em Alagoas, os destaques da aquicultura (produção de peixes, crustáceos, moluscos e afins) foram o cultivo de tilápias (7,9 mil toneladas); tambaqui (2,6 mil toneladas) e camarão (1,5 mil toneladas).
O valor da produção de tilápias alcançou 98 milhões de reais e representa quase 55% do valor de toda a aquicultura do estado. A cifra é o 2º maior valor do Nordeste, ficando apenas atrás de Pernambuco. Em quilogramas, o estado é o 3º maior produtor da região.
Os municípios de Piranhas, Coruripe e União dos Palmares são os maiores produtores de tilápia em todo o estado.
AL é ocupa o 9º lugar nacional na produção do pescado. O desempenho do estado é semelhante no quantitativo das produções de tambaqui (9º lugar) e camarão (8º lugar nacional).
Sobre a pesquisa
A Pesquisa da Pecuária Municipal é realizada anualmente e investiga indicadores relacionados à produção de origem animal, efetivo de rebanhos e aquicultura.
Os dados são públicos e abrangem informações desde nível nacional até municipal. A consulta pode ser realizada através do site https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/ppm/tabelas.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver