Economia
Alagoas terá força-tarefa para impulsionar compras na agricultura familiar
Órgãos governamentais e entidades traçam planejamento
O coordenador do Escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em Alagoas, Gilberto Coutinho, faz parte de uma força-tarefa para impulsionar as compras públicas diretamente do campo.
Coutinho revela que a iniciativa envolve cinco ministérios (Desenvolvimento Agrário, Saúde, Educação, Defesa, Desenvolvimento e Assistência Social) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que assinaram um acordo de cooperação técnica em Brasília.
Alagoas tem mais de 300 mil agricultores familiares.
“O presidente Lula quer aumentar a produção de alimentos e gerar mais renda e melhoria na vida dos brasileiros e dos alagoanos”, afirma.
Entre as responsabilidades do Escritório do MDA em Alagoas está a articulação e meios fortalecer a assistência técnica e extensão rural especializada para os agricultores familiares, com foco nas compras institucionais, além de intensificar as ações de fomento e organização da produção de alimentos, qualificação de gestores, agentes públicos dos órgãos e organizações econômicas.
Ainda de acordo com Gilberto Coutinho, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) prevê que um mínimo de 30% das compras públicas de gêneros alimentícios devem ser oriundas da agricultura familiar, para destinação posterior a projetos de combate à fome.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira