Economia

Fundo garantirá aposentadoria dos servidores atuais, reforça Santoro

Medida é necessária para evitar aumento no desconto da previdência dos atuais funcionários estaduais

Por Agência Alagoas 30/11/2022 00h44
Fundo garantirá aposentadoria dos servidores atuais, reforça Santoro
George Santoro explica que Fundo Garantidor é um projeto arrojado e planejado com o propósito de garantir um futuro estável para os servidores públicos de Alagoas - Foto: Marco Antônio / Agência Alagoas

Sancionado, na sexta-feira (25), pelo governador em exercício, José Wanderley Neto, o Fundo Garantidor Previdenciário (FGP) é considerado um dos mais importantes passos para assegurar o pagamento de aposentadorias e pensões no futuro. É o que explica o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro. “A finalidade é ter uma reserva financeira para que o Estado no futuro, caso seja necessário, tenha condições de cumprir com suas obrigações previdenciárias”, definiu Santoro.

“Este ano aprovamos, na Assembleia Legislativa (ALE), 32 projetos de lei com melhorias salariais e de carreiras dos servidores, além de avanços para militares e auditores fiscais. Isso faz com que o défice atuarial [quando o valor arrecadado não é suficiente para o pagamento de todos os benefícios previdenciários] saia dos atuais R$ 18 bilhões negativos para R$ 25 bilhões negativos”, contextualizou o secretário da Fazenda. “Então, em vez de aumentar o desconto previdenciário dos servidores, escolhemos uma solução – já feita em outros estados – que é pegar a sobra de ativos estaduais para gerar renda e garantir o pagamento de quem vai se aposentar daqui a 20 ou 30 anos”, explicou.

De acordo com George Santoro, o FGP é composto por bens imóveis, ativos, direitos e receitas extraordinárias a serem destinados pelo Poder Executivo, bem como pelo montante de recursos que excedam a 125% do montante necessário para pagar os benefícios atuais.

“É um projeto arrojado, que foi desenvolvido de maneira pensada e planejada junto de nosso corpo técnico, com o propósito de garantir um futuro estável para os servidores públicos de Alagoas”, explicou. Santoro esclareceu que as escolas foram colocadas no fundo para gerar renda para pagar no futuro aposentados e pensionistas. Segundo ele, é uma forma inteligente de proteger o sistema previdenciário de governos futuros que não sejam tão comprometidos com os servidores públicos.

Por fim, o secretário afirmou que o projeto não retira recursos do Fundeb ou da Educação. “Trata-se de um projeto estruturante, como tantos outros que temos conduzido desde o início da gestão, ainda em 2015. Com isso, o Alagoas Previdência assumirá como proprietário dos imóveis e, dessa maneira, será responsável por entregar os prédios em perfeito estado de conservação. Por isso, já há o levantamento completo da situação de todos as escolas. Importante, ainda, esclarecer que quem irá pagar os aluguéis será o próprio Governo do Estado”, concluiu.