Economia

Alagoas Maior incentiva troca de experiências entre grupos produtivos

Programa de desenvolvimento econômico aposta no fortalecimento do associativismo e cooperativismo

Por Sedetur 23/03/2022 12h28
Alagoas Maior incentiva troca de experiências entre grupos produtivos
Para os produtores, os resultados da imersão não poderiam ter sido melhores - Foto: Sedetur

Conhecer experiências de sucesso é uma das estratégias do Programa Alagoas Maior incentivar os grupos produtivos do estado a se desenvolverem economicamente. Assim, a realização de missões, onde integrantes de associações e cooperativas desfrutam de atividades com potencial similar, é uma constante dentro do programa executado pelo Governo de Alagoas, através Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Sebrae Alagoas.

Neste processo, a Missão Turismo Rural do Programa Alagoas Maior levou produtores alagoanos para conhecerem as experiências de produtores da Paraíba.

“Essa foi uma missão de resultados muito produtivos. Ter a experiência de roteiros e atrativos com a pegada do turismo rural, ecológico e cultural abriu os olhos de todos nós para outras formas de praticar essa experiência. É perceber que é possível estimular vivências para além do famoso turismo de sol e mar e agregar ainda mais valor para o trabalho de grupos rurais. Os agricultores se reconheceram nas trajetórias de demais empreendimentos, compartilharam dificuldades, estratégias de solução e expandiram possibilidades”, reitera a Gerente de Cadeias Produtivas e Arranjos Produtivos Locais da Sedetur, Roberta Carvalho.

Para os produtores, os resultados da imersão não poderiam ter sido melhores. Para a produtora da Associação de Apicultores de União dos Palmares, Betijane Freitas, a visita foi motivo de inspiração para a associação que faz parte.

“Ouvindo as histórias deles eu vi a nossa. Isso tem um papel muito importante para que eu possa acreditar que sonhos se realizam e que quando a gente quer, a gente consegue. Essa missão foi muito importante para que a gente chegue em outros lugares e para que a gente tenha essa visão mais completa do que é o empreendedorismo e como fazer o nosso negócio alcançar outros patamares”, destaca a produtora.

Para a técnica em Agroecologia, Érica Priscila, que também é condutora da trilha ecológica Veredas da Caatinga, realizada pela Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão (ACAAL), a ação trouxe ideias que já serão implementadas na volta para a comunidade.

“Esse momento na Paraíba foi único. De muito conhecimento e aprendizado. Apreciamos e reunimos conhecimentos para trazer para o nosso grupo. As histórias de superação, de conquistas e ideias novas de pessoas que a gente passou. Quando retornamos fizemos uma trilha com as crianças e jovens e colocamos em prática algumas ideias. Conversamos sobre o que aprendemos e vamos implementar a ideia de fornecer um café da manhã para quem faz a trilha, no meio da natureza. Outra ideia que trouxemos é a pousada e o restaurante. Nós já estávamos analisando a melhor forma de fazer isso, mas com o que vimos aqui vamos adaptar as nossas estruturas para uma coisa mais rural e rústica”, comemora Érica Priscila.

Uma das surpresas da visita foi o flagrante de produtos da Cooperativa Mista de Produção e Comércio Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcam) no Restaurante da Vó Maria, um dos locais visitados pelos grupos.

“No restaurante da Vó Maria eles já comercializavam o nosso vinho de jabuticaba, e, através dessa visita pudemos ver o nosso produto sendo vendido em outro estado. É uma forma de saber que o trabalho já está sendo reconhecido em outros lugares e também de estabelecer contato entre parceiros. Eu vi muitas possibilidades de inspiração e de coisas que nós podemos fazer nos nossos grupos”, enfatiza a produtora da Coopcam, Maria Salete.

Participaram das visitas na Paraíba realizada no mês de março integrantes da Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas de Alagoas (COOPEAPIS), da Associação dos Pequenos Agricultores da Fazenda Araçá (APAFA), da Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão (ACAAL), da Cooperativa Mista de Produção e Comércio Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcam), da Associação das Doceiras e Artesãs de Palmeira dos Índios (ADAPI), a Associação de Apicultores de União dos Palmares (ASAUP), da Associação Dom Helder Câmara e Associação de Agricultores do Vale da Pelada.