Economia
Produtores alagoanos expõem marcas no 28º Agrinordeste, em Pernambuco
Feira está sendo realizada no Recife e segue até a próxima sexta-feira (8) com a participação de dez grupos produtivos apoiados pelo programa Alagoas Maior

Produtores alagoanos atendidos pelo Sebrae no estado participam esta semana do 28º Agrinordeste, maior evento de agronegócio indoor do Norte e Nordeste. A feira está sendo realizada no Recife (PE) e segue até a próxima sexta-feira (8) com a participação de dez grupos produtivos de Alagoas.
Nesta edição, o Sebrae Alagoas e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), parceira da instituição, montaram um espaço para acolher e expor a produção de diversas associações e cooperativas do interior apoiadas pelo programa Alagoas Maior.
As dez selecionadas foram as seguintes: Associação Comunitária dos Mini e Pequenos Produtores Rurais do Sítio Algodão (Ascompral); Associação Comunitária do Povoado Tabuleiro de Dentro; Cooperativa Mista de Produção e Comercialização (Coopcam); Associação das Doceiras e Artesãs de Palmeira dos Índios (Adapi); Associação dos Apicultores de União dos Palmares (Asaup); Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas (Coopeapis); Cooperativa dos Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (Cafisa); Associação Municipal dos Jovens Rurais de Água Branca – Terra Jovem; Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão, e o Apiário Zumbi.
“Todos os anos participamos do evento trazendo os produtores beneficiados pelo Projeto Agrinordeste, para eles participarem e fazerem trocas de experiências com os demais estados. Tudo capitaneado pela UCD [Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas] e pelo Alagoas Maior”, explica a gerente adjunta da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae Alagoas, Fátima Aguiar.
“Por meio da parceria com o governo do Estado, via Sedetur, nós trouxemos para o Recife os produtores e seus produtos para exposição e comercialização dos beneficiários pelo programa Alagoas Maior”, completa.
Fátima Aguiar destaca que todos os expositores são cases de sucesso. “Fizemos um trabalho de melhoria de produto e processos, desenvolvemos marcas e rótulos, e hoje os nossos produtos têm um valor agregado bastante importante”, diz.
O programa Alagoas Maior atua prioritariamente em três regiões do estado - Serrana dos Quilombos, Agreste, Sertão - e abrange cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde a produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.
As ações do Alagoas Maior são desenvolvidas em 28 grupos coletivos (entre associações e cooperativas), impactando diretamente 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas.
O evento
O 28º Agrinordeste é uma iniciativa da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Feape). Na edição deste ano, a mostra ocupa uma área de 11.340 metros quadrados, um crescimento de 25% em relação a 2019. São 290 expositores de 13 estados, apresentando variados segmentos de negócios no Pavilhão de Feiras.
O evento recebe caravanas de pequenos e médios empreendedores de todo o país, levados à Feira pelo Sebrae, Federações de Agricultura, Ministério da Agricultura e Ministério do Turismo.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo