Economia

Turismo doméstico pode ser a salvação para a atividade

Destinos nacionais deverão ser os mais procurados após o fim da pandemia

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 16/05/2020 11h57
Turismo doméstico pode ser a salvação para a atividade
Reprodução - Foto: Assessoria

Entre notícias ruins e boas notícias, o trade turístico alagoano optou pela segunda alternativa. Se todos concordam que o turismo será a última atividade da cadeia econômica alagoana a se recuperar, também existe o pensamento de que o turismo doméstico, ou seja, brasileiros viajando dentro do Brasil; o turismo regional, de estado para estado e o turismo primário, onde pessoas de um próprio estado viajam para os destinos turísticos locais, será a salvação da atividade.

E notícias boas não faltam, apesar do pessimismo. É que o Ministério do Turismo acaba de divulgar uma pesquisa mostrando que destinos nacionais deverão ser os mais procurados por turistas brasileiros após o fim de restrições geradas pelo novo coronavírus através de decretos estaduais. A pesquisa foi realizada pela consultoria Cap. Amazon e pelo portal Mercado & Eventos, que avaliou as respostas de mais de 400 agentes de viagem das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba, alguns dos principais polos emissores para o turismo em Alagoas, por exemplo.

O resultado não poderia ser mais animador: é que 55% dos entrevistados acredita que a retomada do turismo será mais rápida no mercado doméstico e a procura por destinos nacionais também foi apontada como uma tendência, assim como o turismo de saúde e destinos menos frequentados. A pesquisa revela também outro dado importante e uma mudança de perfil dos turistas. E que depois do confinamento e da pandemia, as agências esperam uma maior demanda de clientes em busca de viagens a lazer e para visitar amigos e familiares.

E parece ser uma tendência também revelada nas diversas lives realizadas pelo Costa dos Corais Convention, de Maragogi. A última, por exemplo, com o tema “O que Mudará no Turismo Pós-Covid-19?”, que reuniu diretores executivos de diversos Convention do Nordeste e de outras entidades, como Vana Menezes e Sammy Vasconcelos do Visite Ceará CVB, Júnior Ferreira e Maurinho Vasconcelos do Francês CVB, Daniele Novis do Maceió Convention, André Santos da ABIH Alagoas, Kalliny Gomes do Natal CVB, Gabriela Diaz do Recife CVB, Brenda Silveira do Porto de Galinhas CVB e Vaniza Schuler, especialista em consultoria turística, a conclusão é de que o turismo doméstico pode ser a tábua de salvação.

Ana Carvalho, diretora executiva do Costa dos Corais Convention, chegou à seguinte conclusão: “Estamos todos no mesmo barco e, definitivamente, aprenderemos a nos unir. O Costa dos Corais Convention sempre acreditou nisso e agora convida os representantes dos conventions bureaus da região não para falar quando o setor volta, das perdas, mas, sim, de boas ideias, bons exemplos e iniciativas para o retorno”.