Economia
Índice que corrige o aluguel acelera alta para 1,26% em março
Preços no varejo e no atacado pesaram no IGP-M; no mês anterior, houve avanço de 0,88%.
A alta dos preços no atacado e varejo acelerou e o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a subir 1,26% em março, após encerrar fevereiro com avanço de 0,88%, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira (28).
O IGP-M é usado como referência para a correção de contratos, como os de aluguel de imóveis. Ele sofre uma influência considerável das oscilações do dólar, além das cotações internacionais de produtos primários, como as commodities e metais.
No mês, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve alta de 1,67%, depois de subir 1,22% em fevereiro.
No IPA, o destaque partiu do movimento dos Bens Intermediários, que mostrou avanço de 0,87%, ante recuo de 0,35%. Vale mencionar o comportamento do subgrupo materiais e componentes para a manufatura.
Outras mediçõesO Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, acelerou a alta ao subir 0,58% em março, de 0,26% no mês anterior.
A principal contribuição partiu do grupo transportes, que avançou 0,82%, depois de ter permanecido estável no levantamento anterior.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, repetiu a taxa do mês anterior, com alta de 0,19%.
Variação em 2018O índice encerrou o ano de 2018 com uma alta acumulada de 7,54%, acima da inflação oficial do país, medida pelo IPCA, de 3,75%. Em 2017, o índice teve deflação de 0,52%.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h
-
4História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz
-
5Fenômeno global
Boots dobra audiência na Netflix após ser chamada de 'lixo' pelo governo dos Estados Unidos




