Economia

Bovespa opera em alta nesta quarta, acima de 76 mil pontos

Na véspera, o índice fechou em leve queda de 0,02%, a 75.974 pontos

Por Fonte: G1 20/09/2017 16h18
Bovespa opera em alta nesta quarta, acima de 76 mil pontos
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista oscilava entre altas e baixas nesta quarta-feira (20), antes da decisão da reunião de política monetária do banco central dos Estados Unidos, nesta tarde, que pode dar novas pistas sobre o rumo da taxa de juros norte-americana, segundo a agência Reuters. Durante parte do dia, o Ibovespa chegou a operar acima dos 76 mil pontos, renovando as máximas dos últimos pregões. Já as ações da Braskem eram destaque de alta, diante de notícia sobre conversão de ações.

Às 12h41, o Ibovespa caía 0,58%, a 75.530 pontos.

A expectativa predominante é pela manutenção dos juros nos EUA, mas investidores aguardam uma sinalização sobre quando será o próximo aumento, além de comentários sobre o início da redução do balanço do banco central norte-americano, lembra a Reuters.

Localmente, o cenário de inflação baixa, corroborado nesta manhã pelos dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo, aliado à expectativa pela manutenção dos cortes de juros tem ajudado a limitar impactos negativos na bolsa e manter o índice em torno de patamares recordes.

"Há espaço para realizações de lucros recentes, mas não deveria perder o patamar de 75.000 pontos, sob pena de acelerar realizações", escreveu o economista-chefe da corretora Modalmais, Alvaro Bandeira, em nota a clientes, segundo a agência.

Destaques

Perto do mesmo horário, Braskem PNA subia 4,75%, liderando a ponta positiva do Ibovespa, tendo como pano de fundo a reportagem do jornal Valor Econômico, de que a petroquímica vai converter todas as ações em ordinárias. Também no radar estava a aprovação dos acionistas da empresa do balanço financeiro da Braskem referente a 2016.

Já as ações da JBS operavam em queda de 0,71% após terem caído 0,94% na véspera e 3,95% na segunda-feira, com a decisão do conselho de administração da maior processadora de carne do mundo de escolher José Batista Sobrinho como presidente-executivo, no lugar do seu filho Wesley, preso em investigação de insider trading (uso indevido de informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro), e em meio a disputa travada entre o BNDES e a família Batista.

Último pregão

Na véspera, o índice fechou em leve queda de 0,02%, a 75.974 pontos. Na segunda-feira, o Ibovespa bateu novo recorde, avançando 0,31%, a 75.990 pontos - o principal índice da bolsa renovou sua máxima histórica - foi o 5º recorde de fechamento nas últimas 6 sessões. Na máxima do dia, o índice subiu a 76.403 pontos, novo recorde intradia.