Economia
IEL/AL seleciona projetos para etapa nacional do Inova Talentos
Programa contribui para manter a indústria competitiva, diversificada e inovadora
Os projetos de Alagoas que concorrerão à premiação nacional do Inova Talentos já foram selecionados. Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o programa contribui para manter a indústria competitiva, diversificada e inovadora, ao ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor.
A ideia do Inova é simples: selecionar, capacitar e inserir, no mercado, profissionais para exercerem atividades de inovação. Tudo coordenado pelo IEL, em parceria com as empresas, instituições de ensino e centros de pesquisa. “O programa estimula a criação de projetos inovadores nas empresas e capacita os talentos”, destaca Eliana Sá, coordenadora do Núcleo de Inovação e Pesquisa (NIP) do Sistema Fiea, que está à frente do Inova Talentos no Estado.
A seleção ocorreu na última sexta-feira, 11, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, com a presença dos bolsistas, tutores, representantes do IEL e das empresas que concorreram à premiação. Foram dois projetos selecionados pela banca.
A pesquisa “Aplicação de agregados reciclados na fabricação de blocos vazados de concreto”, desenvolvida por Fábio Alencar Pereira, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para a Almeida Construções ganhou na categoria Equipe Destaque.
Já na categoria Artigo Destaque, foi escolhido o projeto “Desenvolvimento de caixa térmica sustentável para transporte de produtos termossensíveis”, de Aline da Silva Sampaio, mestre em Engenharia Química pela Ufal e pós-graduanda no MBA em Liderança em Inovação na Faculdade da Indústria (IEL), para a Norvinco.
Esta ideia chegou a ser finalista do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela CNI, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e coordenado pelo movimento Mobilização Empresarial da Inovação (MEI).
A banca avaliadora contou com nomes de peso: o ex-secretário de Tecnologia e Inovação, Pablo Viana; Maurício Cominotti, da agência Desenvolve; Josealdo Tonholo, professor da Ufal e representante do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec); o jornalista Mauro Wedekin; o diretor científico da Fapeal, João Vicente; e o professor Gabriel Bádue, Presidente da Fundepes.
A equipe do IEL foi composta pelo superintendente em Alagoas, Helvio Braga Vilas Boas; a coordenadora do Inova Talentos, Eliana Sá; Camilla Reis, da Área de Mercado; e as bolsistas do programa, Maria Edvânia e Larissa Fernandes.
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
3Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
4Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
5Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém