Economia
Juceal promove monitoramento diário das informações empresariais
Pedido por atualização cadastral apresentou crescimento de 18% neste ano
A ferramenta fica disponível para o cliente antes de iniciar o processo de alteração ou baixa empresarial, onde são dispostas as informações do negócio para que sejam verificados se os dados estão corretos, evitando divergências durante o registro.
Em relação ao ano passado, houve um crescimento de 18% nas solicitações e, segundo o setor de cadastro do órgão, o aumento pode ser explicado pelo crescimento de pedidos relacionados aos microempreendedores individuais (MEIs) – uma vez que o cadastro do tipo empresarial é repassado pela Receita Federal -, pedidos relacionados aos dados desatualizados de sócios e às informações de empresas antigas que necessitam ser baixadas.
O presidente da Juceal, Carlos Araújo, explica que a ferramenta foi criada para permitir uma correção das informações antigas registradas no banco de dados e ressalta que a utilização não deve ser confundida com o processo de alteração ou de baixa.
“Como antigamente todo o registro era feito manualmente, existiam erros no cadastro. São mais de 100 anos de acervo! Por isso, foi disponibilizada a atualização cadastral, onde os analistas observam os últimos arquivamentos na Juceal e, dependendo desses atos, atualizam as informações. Muitos deles acham que, com isso, o processo está finalizado e não é assim. A atualização serve para corrigir as informações e evitar exigências e problemas nos processos”, completa.
O órgão alagoano de registro delimita um prazo de até 24h para que seja dada uma resposta em relação ao pedido de atualização para que, então, o cliente prossiga com o processo empresarial.
Mais lidas
-
1Arapiraca
Família nega que médico tenha estuprado a filha menor e pede justiça por assassinato
-
2Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
3Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
4Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
5Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência




