Economia

Bovespa sobe 0,53% de olho em avanço de medidas econômicas no Congresso

Avaliação do mercado é que decisão do STF de manter Renan Calheiros como presidente do Senado favorece votação da PEC do teto de gastos

Por Reuters 07/12/2016 18h34
Bovespa sobe 0,53% de olho em avanço de medidas econômicas no Congresso
Reprodução - Foto: Assessoria
O principal índice da bolsa paulista fechou em alta de 0,53% nesta quarta-feira (7), amparado na percepção mais otimista quanto à manutenção do cronograma para votação da medida que limita o crescimento dos gastos públicos, mas ainda com alguma cautela em meio à crise política instaurada em Brasília.

O Ibovespa atingiu 61.486 pontos em um pregão que movimentou R$ 7,3 bilhões.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado aliviam as preocupações sobre votações de medidas econômicas.

"Mesmo com obstáculos de última hora, a percepção é de que a votação da PEC dos gastos está mantida para semana que vem. Esta real possibilidade acaba diluindo todo o clima instável que a tensão entre os poderes poderia trazer aos mercados", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos em nota a clientes, segundo a Reuters.

No exterior, o ambiente também mostra-se mais favorável, com a crescente expectativa pela manutenção por parte do Banco Central Europeu (BCE) do pacote de estímulos, informou a agência.

Último fechamento

A bolsa subiu 2,01% na terça-feira (6), aos a 61.036 pontos, em meio ao otimismo desencadeado pelo noticiário corporativo.