Cooperativas

Unicafes realiza 1º Fórum do Cooperativismo no Estado de Alagoas

Evento aconteceu no auditório do Sebrae, localizado no Centro de Maceió

Por Gabriely Castelo 01/12/2022 21h32 - Atualizado em 01/12/2022 23h14
Unicafes realiza 1º Fórum do Cooperativismo no Estado de Alagoas
Jorgraf foi representada pelo presidente da cooperativa, Paulo Gabriel - Foto: Edilson Omena

Nesta quinta-feira (1), a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes), realizou o 1º Fórum do Cooperativismo no Estado de Alagoas, no auditório do Sebrae, no Centro de Maceió.

O fórum teve início às 14h e foi palco da discussão do papel das cooperativas no desenvolvimento social e econômico alagoano.

A Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf) esteve representada no evento pelo presidente Paulo Gabriel.

De acordo com lideranças do setor, o cooperativismo pode oferecer soluções para o Estado na prestação de serviços. “A Unicafes tem se colocado para discutir os grandes temas do nosso setor. Queremos fazer o cooperativismo ser ouvido, que seja visto acima de tudo, que as pessoas vejam que temos soluções prontas para problemas que os alagoanos têm”, disse Antonino Cardozo, presidente da Unicafes.

O encontro também discutiu como o cooperativismo pode oferecer soluções para fortalecer e acelerar o desenvolvimento econômico e social em Alagoas. Segundo Maurilio Ferraz, diretor de Operações da Sicredi, a instituição oferece serviços direcionados as cooperativas. “A Sicredi tem cerca de 300 produtos a disposição da sociedade, dentre elas o que atende as cooperativas. Pra o segmento agrícola e pecuária, o banco central aprovou que a gente comece a operar com esse ramo. Como aqui em Alagoas temos muitas empresas nesse ramo, pretendemos ofertar produtos para essas empresas”, relatou Maurilio.

De acordo com Chico da Capial, as cooperativas surgem como opção para acelerar o desenvolvimento em Alagoas. “O cooperativismo é a saída para o estado de Alagoas ou para qualquer estado que quer ter desenvolvimento. Alagoas está carente desse desenvolvimento, nós precisamos que esse desenvolvimento sustentável através do cooperativismo. Estamos vendo o cooperativismo trazer assistência técnica, união, cultura, geração de emprego e renda com sustentabilidade”, destacou.

Primeira edição do fórum aconteceu nesta quinta-feira (1) (Foto: Edilson Omena)