Cooperativas

Representantes de cooperativas do Programa do Leite se reúnem com Klever Loureiro

No encontro, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, pediu a inclusão, no orçamento, do repasse da contrapartida estadual para garantir a continuidade do programa

Por Fábia Assumpção com Secom Alagoas 13/04/2022 18h08 - Atualizado em 13/04/2022 18h23
Representantes de cooperativas do Programa do Leite se reúnem com Klever Loureiro
Governador Klever Loureiro recebe integrantes da Cooperativa de Produção de Leite em Alagoas (CPLA), em reunião no palácio - Foto: Marco Antônio / Secom Alagoas

O governador Klever Loureiro recebeu, nesta terça-feira (12), integrantes da Cooperativa de Produção de Leite em Alagoas (CPLA), que congrega cooperativas de pequenos agricultores familiares, fornecedoras do Programa do Leite no Estado. No encontro, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, pediu a inclusão, no orçamento, do repasse da contrapartida estadual para garantir a continuidade do programa.

Em Alagoas, o Programa do Leite funciona com 80% de recursos federais, o que corresponde a R$ 5 milhões, e uma contrapartida de 20% do governo do Estado. “Precisamos que o Estado inclua no orçamento o repasse de pouco mais de R$ 1 milhão, para garantir a sua execução do programa”, explicou Aldemar.

Klever Loureiro disse que vai se reunir com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Maykon Beltrão, e vai pedir urgência para garantir no orçamento os recursos o Programa do Leite. “Estou, hoje, no governo do Estado para defender os interesses de todos”, enfatizou o governador. “Os produtores de leite são muito importantes e, além do mais, a atividade gera impostos para Alagoas”, destacou o governador.

A CPLA foi fundada em 2001, por um grupo de produtores de leite, com o objetivo de propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de incentivar a agricultura familiar. Atualmente, reúne mais de dois mil agricultores familiares, de 35 municípios da Bacia Leiteira, responsáveis pela produção de 60 mil litros de leite para o programa, que beneficia aproximadamente 112 mil famílias alagoanas.

A CPLA congrega mais cinco cooperativas de produtores de leite, bovino e caprino (Cafisa de Pão de Açúcar; Copaz, de Jacaré dos Homens; AGRA, de Igaci; Cooperativa do Vale do Paraíba e Pindorama, de Coruripe).

Além do presidente da CPLA, Aldemar Monteiro; participaram da reunião, a tesoureira da Associação dos Agricultores Alternativos (AGRA), Maria Souza Santos, e o presidente da Cooperativa Vale do Paraíba, Diego Amaral.