Cooperativas

28 de outubro de 2019 17:29

I Encontro das Cooperativas Escolares de Alagoas reuniu 150 estudantes

No evento ocorreram palestras sobre educação, motivação, redes socais, além de música da Orquestra Filarmônica de Alagoas

↑ 150 estudantes de cinco cooperativas participaram do evento (Foto: Ascom Sistema OCB/AL)

Interação, troca de experiências e informações e muito conhecimento. Assim foi o I Encontro das Cooperativas Escolares de Alagoas realizado na sexta-feira (25). 150 estudantes de cinco cooperativas participaram do evento.

As cooperativas escolares participantes foram: Cooperativa dos Estudantes Lucanos de Maceió (Coopelma), Cooperativa Escolar Inovar (Coopinovar – Atalaia), Coopecicla (Cooperativa Escolar de Reciclagem – Penedo), Cooex (Cooperativa Escolar de Xingó – Piranhas) e Cooepa (Cooperativa Escolar de Paulo Afonso).

O Encontro ocorreu no Recanto Coração de Jesus, em Maceió. Durante um dia os alunos seguiram uma programação intensa com as palestras: “Cultura da Integridade” com a professora Inez Borges, “O Sucesso Não Vem em um Passe de Mágica” com o professor Ilton Filho, “Comportamento nas Redes Sociais” com a assessoria de comunicação do Sistema OCB/AL, além da participação da Orquestra Filarmônica de Alagoas que apresentou clássicos da música brasileira e internacional.

O Instituto Sicoob – parceiro do Encontro – também participou do evento. Voluntários da entidade falaram sobre os projetos do Instituto e realizaram sorteio de kits escolares. “O nosso intuito é trabalhar para o futuro do país. Apoiar eventos como esse faz parte do nosso objetivo. Os jovens precisam aprender que cooperar é melhor do que competir”, disse o diretor executivo do Sicoob Leste, Welito Lopes.

As cooperativas escolares expuseram no local os materiais que produzem e que são objetos de estudo. Cooex, Cooepa e Coopinovar, por exemplo, trouxeram artesanato e doces. Já a Coopecicla trouxe produtos criados a partir de material reciclável como garrafas de vidro que foram transformadas em vasos decorativos e sabão feito com óleo de cozinha.

“A Coopecicla não tem muito tempo, começou em junho, mas encontramos o nosso foco. Nosso objetivo é reutilizar materiais que normalmente vão para o lixo transformando-os em algo útil”, declarou o professor responsável pela cooperativa escolar, Thomaz Santos.

Para os estudantes, participar do Encontro é também praticar um dos princípios do cooperativismo: a Intercooperação. “O evento é uma grande oportunidade para conhecermos os trabalhos das outras cooperativas e fazermos contatos. Além disso, o Encontro nos ajuda a entender a força do cooperativismo”, declarou o presidente da Cooex, Mezer Alex Junior.

“O Encontro é válido e produtivo. Conhecer outras cooperativas escolares nos empolga ainda mais e estamos dispostos a ajudar uns aos outros”, falou a representante da Coopinovar, Maria Júlia Medeiros.

O objetivo do Sistema OCB/AL é acompanhar o trabalho das cooperativas dando o suporte necessário para o desenvolvimento delas. “Plantamos uma semente: a do Cooperativismo e da Cultura da Integridade. Educação é a base fundamental para esses jovens e estamos dispostos a oferecer todo apoio possível para o desenvolvimento dessas cooperativas”, disse o presidente, Marco Rocha.

Ao final do evento, estudantes empolgados e fascinados com o encontro. “O encontro foi muito bom. Com certeza uniu mais a equipe em nome do cooperativismo e empreendedorismo”, disse um dos participantes da Cooepa, Samuel Gama.

“O evento nos motivou a trabalhar mais pela nossa cooperativa escolar. Estamos em busca de aprender muito sobre desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e cooperativismo”, declarou a presidente da Coopelma, Júlia Costa.

Fonte: Ascom Sistema OCB/AL

Comentários

MAIS NO TH