Cooperativas

Em retrospectiva de 2017, Sistema OCB de Alagoas relembra destaques

Ano foi marcado por forte movimentação social das cooperativas em parceria com a casa do cooperativismo alagoano

Por Assessoria do Sistema OCB de Alagoas 15/12/2017 15h39
Em retrospectiva de 2017, Sistema OCB de Alagoas relembra destaques
Reprodução - Foto: Assessoria

Perto de encerrar mais um ano de atividades, o Sistema OCB/AL* relembra alguns acontecimentos memoráveis para cada pessoa que faz o movimento cooperativista crescer. Para as cooperativas alagoanas, 2017 foi repleto de conquistas e aprendizado, com cursos e ações sociais e de saúde sendo realizadas e beneficiando centenas de cooperados, familiares e população.

Para o Sistema OCB/AL, investir em cidadania e educação são prioridades cotidianas. Em 2017, mais de 2.000 documentos foram emitidos na capital e nos interiores de Alagoas, um orgulho para o cooperativismo no estado, e cerca de 6.000 cidadãos foram atendidos em ações, onde tiveram acesso a cortes de cabelo, consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, realizando procedimentos de saúde como aferição de pressão, teste de glicose e tratamentos dentários.

Além das ações, os membros de cooperativas tiveram momentos de capacitação com cursos e palestras destinadas às especificidades de cada ramo. Aproximadamente 7.000 cooperados participaram de formações e os Ramos Crédito e Agropecuário tiveram a oportunidade de fazer parte de missões técnicas nacionais e internacionais ao longo de 2017.

Júlio dos Santos, de 74 anos, soube de uma ação na Vila São Francisco, no município de Arapiraca, e compareceu. “Tentei quatro vezes tirar meu RG na cidade e não consegui porque sempre tem muita gente e tenho dificuldade de sair da minha comunidade. Eu precisava de uma nova identidade e aqui foi mais rápido e sem custos”, disse feliz o aposentado.

No Sistema OCB/AL, as cooperativas possuem a oportunidade de planejar melhorias para seus empreendimentos com o Programa de Acompanhamento de Gestão das Cooperativas (PAGC).

Para o presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha, as ações sociais aliadas às capacitações e aos programas de gestão contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e cultural nas comunidades em que cooperativas estão inseridas.

O Sistema OCB/AL considera 2017 um ano de crescimento e cumprimento das metas estabelecidas e empenha-se em contribuir cada vez mais com o desenvolvimento da economia alagoana nos anos seguintes. A Casa do Cooperativismo Alagoano agradece a cada cidadão que torna o cooperativismo realidade em Alagoas, gerando fonte de trabalho e renda para famílias inteiras.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

*Sistema OCB/AL – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL).