Cooperativas

Inscrições estão abertas para o programa Aprendiz Cooperativo 2017

Cooperativas interessadas em inscrever jovens profissionais devem entrar em contato com o Sistema OCB/AL durante o mês de março

Por Ascom / Sistema OCB-AL 17/03/2017 17h47
Inscrições estão abertas para o programa Aprendiz Cooperativo 2017
Reprodução - Foto: Assessoria

O Sistema OCB/AL está com inscrições para o programa Aprendiz Cooperativo neste mês de março. O objetivo é qualificar gratuitamente jovens aprendizes contratados por cooperativas alagoanas, proporcionando formação técnica alinhada ao desenvolvimento pessoal e profissional, para que eles atendam aos anseios do mercado.

As aulas iniciarão na segunda quinzena de abril, após a formação de turma com pelo menos 25 jovens e adolescentes de 14 a 24 anos que estejam cursando ensino fundamental ou médio. O programa tem duração de um ano e meio, aplicado em 20 horas por semana, e prevê a capacitação na área de Auxiliar Administrativo com treinamentos, dinâmicas em grupo, além da abordagem de valores cooperativistas como a igualdade de tratamento, a solidariedade, a honestidade e a transparência.

O presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha, destaca que “a juventude brasileira tem espaço garantido no cooperativismo. Hoje, centenas de cooperativas oferecem vagas de aprendiz, abrindo as portas do mercado de trabalho para estudantes. E, para garantir que realmente aproveitem essa experiência, nós ofertamos gratuitamente o Programa Aprendiz Cooperativo com parâmetros nacionais a serem seguidos”.

Lei da Aprendizagem

Desde o ano 2000, toda empresa brasileira com pelo menos sete empregados é obrigada, por lei, a contratar jovens aprendizes. As vagas devem corresponder a um percentual que varia de 5% a 15% do número total de profissionais da empresa.

Por também serem empresas, as cooperativas precisam se adequar à chamada Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/200), abrindo postos de trabalho para jovens entre 14 e 24 anos. E uma boa maneira de fazer isso é aderindo ao programa Aprendiz Cooperativo. Ficou interessado? Procure o Sistema OCB/AL através de (82) 2122.9465 ou [email protected] e se informe sobre o projeto.

--

**Sistema OCB/AL – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL).