Ciência e Tecnologia

Itec e Seinfra alinham estratégias de implantação de Plataforma BIM

Sistema de gestão de projetos vai trazer transparência, inovação e produtividade nas obras públicas do Governo do Estado

Por Viviane Chaves / Ascom Itec 16/03/2023 23h46 - Atualizado em 16/03/2023 23h50
Itec e Seinfra alinham estratégias de implantação de Plataforma BIM
Implantação do sistema foi pauta de reunião entre o presidente do Itec e o secretário de Infraestrutura - Foto: Agência Alagoas

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Christiano Mendonça, se reuniu, na manhã de quarta-feira (15), com o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Rui Palmeira, e o secretário executivo de Gestão Interna, Diogo Coutinho, para discutir a continuidade do processo de implantação do Building Information Modeling (BIM), nas obras ligadas à Seinfra.

O BIM é uma plataforma de criação de projetos virtuais e gestão de obras, que permite projetar, construir e gerenciar em realidade virtual, antes do projeto se tornar real, minimizando os erros de projetos, de orçamento e no prazo de obras.

Todos esses benefícios trazidos pelo BIM possibilitam agilidade nas obras públicas, porque reduz o tempo de obra e burocracia, além de ser uma forma de garantir mais inovação, produtividade e transparência, especialmente para os projetos de grande porte, amparado em três pilares (pessoas, processos e tecnologia).

A primeira etapa para implantação da plataforma na Seinfra já foi concluída e as instalações e configurações dos equipamentos foram feitas pelo Itec. O próximo passo é o treinamento da equipe que ficará responsável pela plataforma.