Ciência e Tecnologia

Android 14 pode ter primeira versão já em abril de 2023, indica Google

Empresa alterou página informando que disponibilidade do beta do Android 13 será somente até março do ano que vem

Por Flávia Fernandes / TechTudo 30/08/2022 17h47
Android 14 pode ter primeira versão já em abril de 2023, indica Google
Android 14 poderá apresentar mudanças significativas para o sistema operacional da Google - Foto: Carolina Ochsendorf / TechTudo

O Android 14 poderá ter a primeira versão beta lançada em abril do ano que vem, segundo informações divulgadas pelo Google em sua página oficial sobre o Programa Beta Android – fase em que alguns usuários analisam as novidades feitas no sistema operacional. De acordo com a empresa, o Android 13 continuará recebendo atualizações de testes somente até março de 2023, e, após, será feito o lançamento da primeira versão beta do Android 14. Anteriormente, a página informava que o período disponível de avaliação iria até junho do próximo ano.

O mês do provável lançamento do primeiro beta do Android 14 também coincide com a data de início do período de testes do update anterior, que ocorreu em abril deste ano. Ainda não há informações concretas sobre como será a versão 14 do sistema operacional, mas, como o Android 13 funcionou como um aperfeiçoamento do Android 12, é possível que a atualização conte com mudanças de peso.

Embora o Android 13 tenha estreado oficialmente em agosto de 2022, o funcionamento do seu beta será mantido até março do ano que vem para dar conta de atualizações experimentais do sistema. Até o momento, as principais novidades do Android 13 são as novas configurações de aparência dos aplicativos e os novos ajustes de privacidade, que permitem limitar permissões e fazer limpeza automática do histórico de itens copiados - mas é possível que novas funções sejam adicionadas ao longo do tempo.

Vale ressaltar que, por enquanto, o novo update da Google está disponível apenas para celulares a partir de Pixel 4, mas é possível que chegue até ano que vem a todos os smartphones compatíveis.

Tags: