Cidades
Escultura O Boi é reinaugurada em Jaraguá após ato de vandalismo
Obra, que havia sido depredada, foi restaurada e devolvida à população
A escultura “O Boi”, inspirada na obra do mestre artesão João das Alagoas, foi reinaugurada nesta quarta-feira (1) na Praia da Avenida, no bairro de Jaraguá, após passar por um processo completo de revitalização. A peça havia sido alvo de atos de vandalismo.
O trabalho de restauração foi conduzido pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), com apoio das secretarias de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e da Cultura e Economia Criativa (Secult). Em cerca de 30 dias, a obra foi restaurada e devolvida à população.
Durante a cerimônia de reinauguração, o secretário de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, destacou a importância simbólica da entrega.
“Estou muito feliz. Conforme prometido pelo Governo de Alagoas, Serfi, Seplag e Secult, estamos devolvendo esse patrimônio, a escultura conhecida como ‘O Boi’ aos seus verdadeiros donos: o povo alagoano. A polícia está fazendo o seu trabalho de identificar e punir com rigor os responsáveis por esse ato de vandalismo que atacou nosso patrimônio cultural. Em 30 dias, contratamos a empresa, restauramos este cartão-postal no Jaraguá e hoje ele está entregue. Viva Alagoas e viva a cultura”, comemorou.
Mais do que uma escultura, o “O Boi” carrega um significado histórico e cultural para o artesanato de Alagoas, especialmente para o município de Capela, reconhecido pela tradição no barro. O próprio autor da obra, mestre João das Alagoas, acompanhou o processo de restauração e ressaltou a importância da peça.
“Estou presenciando a restauração do meu boi, no Jaraguá, e gostei muito do trabalho que fizeram. É uma obra que representa o nosso trabalho de Capela. Esse boi é a representação do trabalho em barro que começou tudo. Foi levado a Recife e marcou o início de uma trajetória de desenvolvimento cultural. Foi o primeiro de tantos outros trabalhos, como os da mestra Sil. O boi foi pioneiro e fundamental para a nossa história cultural”, destacou o mestre artesão.
A escultura também simboliza o surgimento e fortalecimento de uma geração de artesãos que tiveram no mestre João uma referência. Segundo ele, a partir da criação de “O Boi”, novas peças passaram a ser desenvolvidas, consolidando a identidade do artesanato em barro do município de Capela e ampliando sua visibilidade dentro e fora de Alagoas.
Leia também
Relações internacionais Polícia diz que vandalismo contra escultura do Alagoas Feita à Mão será punido com rigor Videomonitoramento Segurança Cidadã divulga imagens do suspeito de atear fogo na escultura “O Boi”, no Jaraguá Jaraguá Governo de Alagoas inicia procedimentos para restaurar escultura do 'Boi Bumbá' Jaraguá Vândalos depredam escultura Boi-Bumbá, patrimônio cultural do Estado Maceió Escultura de “Boi Bumbá” é parcialmente destruída por fogo na Avenida da PazMais lidas
-
1Pesquisa
Mais de 60% dos brasileiros têm sobrepeso; ultraprocessados elevam riscos
-
2Hemoal
Campanha mobiliza doadores de sangue para ajudar jovem em tratamento em Alagoas
-
3Maldição que atravessa gerações
Final explicado da série Algo Horrível Vai Acontecer: Rachel morre ou sobrevive no fim?
-
4'Modo Turbo'
BBB 26 terá eliminação no domingo, em horário inédito
-
5São Miguel dos Campos
Veja o vídeo: duplicação da BR-101 é entregue com investimento de R$ 70 milhões e reforço político em Alagoas



