Polícia

Escultura de “Boi Bumbá” é parcialmente destruída por fogo na Avenida da Paz

Obra do mestre João das Alagoas integra circuito de valorização do artesanato e foi atingida por fogo na Avenida da Paz

Por Redação 19/02/2026 09h01
Escultura de “Boi Bumbá” é parcialmente destruída por fogo na Avenida da Paz
Escultura de “Boi Bumbá” é parcialmente destruída por fogo na Avenida da Paz, em Maceió - Foto: Reprodução

Uma obra do artista João das Alagoas instalada na praia da Avenida da Paz, em Maceió, foi alvo de vandalismo nesta semana, com registros nas redes sociais mostrando fogo consumindo partes da peça.

A escultura integra o projeto Circuito Alagoas Feita à Mão, que também inclui duas outras peças: O Beijo da Mestra Irinéia, réplica de uma obra de Dona Irinéia na Lagoa da Anta, e uma versão do “Leão”, criada por André da Marinheira e instalada na Avenida Assis Chateaubriand.

Com aproximadamente seis metros de altura, as esculturas são confeccionadas em isopor naval e fibra de vidro, materiais adequados às condições litorâneas, e têm como propósito destacar a arte popular e o ofício dos artesãos de Alagoas.

João Carlos da Silva Freitas, conhecido como João das Alagoas, é natural de Capela (AL), nascido em 3 de outubro de 1958, e foi reconhecido como Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas em 2011. Sua produção inclui esculturas de cerâmica, lapinhas e brinquedos tradicionais, sendo o boi-bumbá um de seus trabalhos mais representativos.

A destruição da obra configura crime de dano ao patrimônio, previsto no Código Penal brasileiro, e, por se tratar de um elemento ligado ao patrimônio cultural do estado, pode ser enquadrada também como crime contra o patrimônio cultural, o que pode acarretar penalidades mais rigorosas aos responsáveis.