Polícia
Polícia diz que vandalismo contra escultura do Alagoas Feita à Mão será punido com rigor
Depredação a obras do circuito mobiliza ação imediata das autoridades na orla de Maceió
A Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) alerta que atos de vandalismo contra as esculturas do circuito do programa Alagoas Feita à Mão, expostas na orla de Maceió, não serão tolerados e passarão a ser tratados com rigor pelas autoridades.
Diante de recente vandalismo e depredação da obra “Boi Bumbá”, do mestre João das Alagoas, a mensagem é clara: qualquer tentativa de dano ao patrimônio público será identificada e punida conforme a lei. As esculturas fazem parte de um circuito cultural que valoriza o artesanato alagoano e aproxima a população da riqueza simbólica e artística do estado. Instaladas em pontos estratégicos da orla, as obras foram pensadas como um convite à convivência, à contemplação e ao respeito à cultura local.

No entanto, episódios recentes e manifestações de ameaça acendem um sinal de alerta e a necessidade de conscientização coletiva. O programa Alagoas Feita à Mão, gerido pela Serfi, atua no fomento, promoção e preservação do artesanato alagoano, reconhecendo o trabalho de mestres e artesãos como parte essencial da identidade cultural do estado.
A escultura “Boi Bumbá”, em especial, carrega valor histórico e afetivo, sendo símbolo da tradição popular e da criatividade de seus criadores. Após os danos causados, a obra do mestre João das Alagoas já passa por um processo de revitalização e, em breve, será devolvida à população, restaurada e pronta para integrar o circuito cultural na orla de Maceió. Reconhecendo o papel da população em manter essas obras preservadas, denúncias podem ser feitas às autoridades competentes, ligando para o número 190.

Mais lidas
-
1Ah, o amor...
Quem é Noé, namorado da mãe de Eliana, 63 anos mais novo que ela, que chocou jornalista Leo Dias
-
2Luto
Filha de ídolo do CRB é morta a tiros no Poço, em Maceió
-
3Relocamento
Após eleições: Paulo Dantas promove mudanças no comando de duas secretarias de Alagoas
-
4Eleições 2026
Júlia Nunes é eleita deputada federal com mais de 71 mil votos e promete honrar cada voto recebido
-
5Cepa
Lactante relata constrangimento ao pedir prioridade para votar em Maceió





