Cidades

Trechos de praias em Maceió e litoral de AL são considerados impróprios para banho

Relatório do IMA aponta risco à saúde em áreas frequentadas por moradores e turistas

Por Tribuna Hoje com agências 13/12/2025 17h51
Trechos de praias em Maceió e litoral de AL são considerados impróprios para banho
Praia de Ponta Verde - Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

O mais recente relatório do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) indicou que alguns trechos de praias em Maceió e em outros municípios do litoral alagoano estão impróprios para banho. Entre os locais com restrição estão pontos bastante frequentados na capital e no interior do estado.

Em Maceió, na Praia da Ponta Verde, o trecho próximo ao totem turístico e ao marco dos corais está com recomendação para evitar o contato com a água, região que registra grande circulação de moradores e turistas. Outro ponto com restrição é a Praia da Avenida, na Avenida da Paz, nas proximidades da Secretaria Municipal de Saúde.

No litoral, o relatório aponta que na Barra de São Miguel, cerca de 300 metros da foz do rio Niquim, o banho também é desaconselhado. Já no litoral norte, em Maragogi, na Avenida Senador Rui Palmeira, em frente à foz do rio Persinunga, o contato com a água deve ser evitado.

O IMA alerta que nadar ou entrar em contato com água imprópria pode provocar infecções gastrointestinais, problemas de pele, além de irritações nos olhos, ouvidos, nariz e garganta, podendo levar a doenças bacterianas.

O órgão recomenda que a população evite os trechos sinalizados e acompanhe as atualizações semanais do relatório de balneabilidade, disponível no site oficial do IMA, que traz informações sobre todo o litoral alagoano.