Cidades
Balanço do ano: Sesc Mesa Brasil ultrapassa 290 toneladas de alimentos arrecadados em Maceió
Programa reuniu doadores, instituições sociais e colaboradores no Sesc Guaxuma para apresentar resultados de 2025
O Sesc Mesa Brasil está encerrando 2025 com um resultado expressivo: mais de 290 toneladas de alimentos arrecadadas somente em Maceió, número apresentado nesta segunda-feira (1º), durante o evento de prestação de contas do programa, que foi realizado no Sesc Guaxuma. O encontro reuniu representantes de 144 instituições sociais atendidas, 34 doadores e colaboradores do Sesc, celebrando um ano de trabalho que alcançou mais de 100 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
A abertura do evento ficou por conta do grupo de violino do Projeto Thallita, da Associação Esperança e Vida, uma das instituições sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil e exemplo direto de como o programa ajuda a fortalecer iniciativas de impacto social em Alagoas. Em seguida, houve a exibição de um vídeo que mostrou os principais resultados do programa em 2025, a exemplo do número de doadores: 164 somente em Maceió.
Gustavo Alcântara, empresário e doador do programa, ressaltou o papel da iniciativa no combate à fome e ao desperdício. “Parabenizo o Sesc Mesa Brasil, uma iniciativa fantástica que leva alimentos para os que mais precisam. É um trabalho de suma importância que ajuda a reduzir a vulnerabilidade social aqui em nosso estado. Nós temos um prazer muito grande de ser parceiro do programa e recomendo, inclusive, que outras pessoas conheçam e ajudem o Sesc nessa missão tão importante”, disse.
Entre os pequenos doadores, o sentimento é semelhante. A feirante Josefa Rosendo falou sobre o que significa participar do programa. “A gente doa aqueles alimentos que não servem pra gente vender, mas que servem para consumir. E é muito satisfatório pra gente saber que aquele alimento vai favorecer outras vidas”, enfatizou.
Do lado das instituições sociais, a importância do programa é percebida diariamente. Nazidir dos Santos, voluntária do Centro Espírita Casa do Caminho, afirmou que o apoio do Mesa Brasil é essencial para manter o trabalho desenvolvido pela instituição. “Sempre que o Mesa Brasil me chama eu venho correndo, porque conheço a necessidade das pessoas com quem eu trabalho e sei como vai ser bom para cada uma dessas pessoas receber o alimento. Graças ao Mesa a gente pode saciar a fome das pessoas vulneráveis”, contou.
Sobre o Sesc Mesa Brasil
Criado pelo Sesc, o Mesa Brasil é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina e atua no combate à fome e ao desperdício. O programa recebe doações de empresas e pessoas físicas, realiza toda a logística de arrecadação, higienização, armazenamento e distribuição, e encaminha alimentos e outros itens essenciais para instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade.
Presente em Alagoas desde 2003, o Sesc Mesa Brasil atende centenas de instituições em Maceió e no interior do estado. Além de alimentos, também são distribuídos materiais de higiene, limpeza, vestuário, brinquedos, utensílios, móveis e eletrodomésticos, sempre com transparência. O programa ainda desenvolve ações educativas, como oficinas e cursos sobre aproveitamento integral, segurança alimentar e práticas nutricionais saudáveis, fortalecendo autonomia, saúde e cidadania.
Mais lidas
-
1Relator
Alfredo Gaspar avança para nova fase da CPMI do INSS e pede convocação dos CEOs dos principais bancos envolvidos em consignados
-
2Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
3Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
4Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar
-
5É hoje!
'Zootopia 2', 'Bugonia' e 'Morra, Amor' chegam aos cinemas




