Cidades

Alagoas celebra Zumbi dos Palmares nesta quinta-feira (20)

Programação marca os 330 anos de imortalidade do Quilombo dos Palmares, reafirmando a força ancestral, a resistência e o legado das lideranças negras que moldaram a história do Brasil

Por Valdete Calheiros / Tribuna Independente 20/11/2025 09h00 - Atualizado em 20/11/2025 09h10
Alagoas celebra Zumbi dos Palmares nesta quinta-feira (20)
Milhares de pessoas sobem à Serra da Barriga, em União, para reverenciarem o líder negro Zumbi dos Palmares, morto há 330 anos - Foto: Edilson Omena / Arquivo

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, se tornará, amanhã o centro das celebrações pelo Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A programação marca os 330 anos de imortalidade do Quilombo dos Palmares, reafirmando a força ancestral, a resistência e o legado das lideranças negras que moldaram a história do Brasil.

A Serra da Barriga, considerada Sítio Histórico Nacional e Patrimônio Cultural do Mercosul, é o lugar simbólico e geográfico onde se ergueu o Quilombo dos Palmares e onde, hoje, se mantém viva a memória da resistência negra.

As celebrações deste ano se consolidam como um marco cultural, político e histórico, reafirmando o protagonismo negro e a força das tradições que sustentam a continuidade dessa memória.

A programação é uma realização do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), do Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares, e da Prefeitura de União dos Palmares, com apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa em Alagoas (Fundepes), Fundação Banco do Brasil, Instituto Cultne, Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, além da produção cultural da Patacuri.

As atividades começam na madrugada com a Vigília do Berimbau, seguida da Cerimônia em homenagem aos Ancestrais e do Café dos Religiosos, momentos fechados que serão conduzidos por mestres, lideranças espirituais e guardiões de tradições afro-brasileiras.

A partir das 8h, o cortejo inicial tomará espaço do Parque com estandartes, afoxés e batuques. Às 10h30, os atos institucionais reunirão autoridades, líderes do movimento negro, artistas, mestres da cultura e representantes de entidades parceiras, com entrega de ações e homenagens dedicadas à preservação da memória de Palmares.

A programação segue ao longo de todo o dia com cortejos, apresentações musicais, atividades infantis, grupos afro, batalhas de hip hop, maracatus e rodas de capoeira, distribuídos nos palcos Zumbi e Dandara, Acotirene, Erês e Abdias do Nascimento e Lagoa – Aqualtune.

A Fundação Cultural Palmares aproveita a data para festejar os números. Até amanhã, 289 Comunidades Quilombolas terão recebido a certificação em todo o Brasil. O que, segundo a Fundação, torna 2025 o 4º melhor ano de toda a série histórica desde 2004. Ao todo, o país tem agora 4.284 comunidades certificadas.