Cidades
Botânicos mirins participam de passeio no Barco Escola e conhecem APA de Santa Rita
Aula embarcada apresentou o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba
Vento no rosto e o olhar atento para as paisagens e explicações sobre o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba. Assim foi a manhã das crianças do Botânico Mirim que participaram de uma aula embarcada, nesta quarta-feira (12), por meio do projeto Barco Escola, iniciativa do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL).
“Hoje foi um dia histórico para mim porque foi a primeira vez que andei de barco. Conheci alguns animais das nossas lagunas e gostei muito”, destacou Asafe Miguel, 9 anos.
A atividade aconteceu na Base Descentralizada do órgão, localizada em Marechal Deodoro, dentro da Área de Proteção Ambiental de Santa Rita, uma das Unidades de Conservação (UCs) do estado. O momento contou com muito aprendizado sobre a importância socioeconômica e ambiental e trabalho de sensibilização sobre a preservação do local.
“É fundamental despertar essa consciência ecológica desde cedo. No passeio, falamos sobre a geografia da região e a importância de proteger o manguezal, um dos ecossistemas mais impactados atualmente”, destacou Josielma Araújo, geógrafa e responsável pelo Barco Escola.
As amigas Laura Hadassa e Evelyn Lavínia puderam aprender enquanto se divertiam no percurso. “É importante cuidar da nossa lagoa Mundaú”, elas concordaram juntas.
Para a consultora ambiental do Herbário MAC, Giullia Magalhães, a atividade também foi um espaço para que as crianças conhecessem mais sobre a biodiversidade e as riquezas naturais de Alagoas. “Os botânicos puderam aprender sobre a responsabilidade que eles têm, enquanto protetores da natureza, de manter esse local o mais preservado possível”, destacou Giullia.
.jpeg)
Sobre o Barco Escola
O projeto Navegando com o Meio Ambiente, mais amplamente conhecido como Barco Escola, é uma aula em campo embarcada que percorre as belezas naturais do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) com explicações realizadas pela equipe multidisciplinar do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).
Com existência desde 2009, o projeto contempla estudantes de escolas e universidades da rede pública e privada, associações comunitárias e outros segmentos da sociedade. A iniciativa promove a Educação Ambiental disseminando conhecimento e sensibilizando a população, além de contribuir para o monitoramento da área.
Como participar do projeto?
O Barco Escola atende a grupos organizados de no mínimo 35 e no máximo 40 pessoas. Para participar, é preciso realizar um agendamento prévio do passeio. A solicitação é feita pelo Portal IMA+.Todos os participantes devem utilizar roupas adequadas durante o passeio, sendo proibida a utilização de roupas de banho.
Mais lidas
-
1Relator
Alfredo Gaspar avança para nova fase da CPMI do INSS e pede convocação dos CEOs dos principais bancos envolvidos em consignados
-
2Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
3Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
4Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar
-
5É hoje!
'Zootopia 2', 'Bugonia' e 'Morra, Amor' chegam aos cinemas




