Cidades

Audiência pública vai discutir os impactos das novas tecnologias nas relações de trabalho

Promovido pela Comissão de Direito Sindical e Associativo, evento acontece na segunda-feira e contará com palestra da professora Virgínia Porto

Por Ascom OAB/AL 07/11/2025 19h29 - Atualizado em 08/11/2025 01h48
Audiência pública vai discutir os impactos das novas tecnologias nas relações de trabalho
Evento acontece no auditório do prédio histórico da OAB, no centro de Maceió, a partir das 15h - Foto: Ascom OAB/AL

A Comissão de Direito Sindical e Associativo, da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), vai promover, na próxima segunda-feira (10), uma audiência pública que vai discutir “Os impactos das novas tecnologias no mundo sindical e do trabalho”. O evento acontece no auditório do prédio histórico da OAB, no centro de Maceió, a partir das 15h.

Para iniciar, a advogada sindical e professora cearense Ana Virgínia Porto de Freitas irá proferir uma palestra sobre o assunto. Representantes sindicais, TRT, MPT e MTE, além de entidades da sociedade civil, trabalhadores e estudantes estão convidados a participar.

Após a palestra de abertura, será iniciado o debate público sobre o tema. De acordo com o presidente da Comissão de Direito Sindical e Associativo, Geraldo Carvalho, esse será um importante momento para debater o assunto, que é de interesse da grande maioria dos trabalhadores e empresas do país.

“As novas tecnologias, sempre que chegam, historicamente interferem no mundo do trabalho, e daí a importância de debater essas consequências na atualidade. Para que, seja na via legislativa, administrativa, judicial, e principalmente, por meio da ação sindical, com as normas coletivas e atividade fiscalizadora, possamos construir um conjunto de conhecimentos e medidas capazes de impor à essas novas ferramentas o respeito à dignidade humana e ao valor social do trabalho”, afirmou Geraldo.

Após o debate, a Comissão fará um relatório para que sejam adotados os encaminhamentos necessários. O material será publicado para conhecimento das autoridades e da sociedade civil.

Tags: